Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5762
Título: O LETRAMENTO DIGITAL NA ESCOLA MUNICIPAL SANTA FILOMENA, EM CODÓ-MARANHÃO: RELATOS DE PROFESSORES
Título(s) alternativo(s): DIGITAL LITERACY AT SANTA FILOMENA MUNICIPAL SCHOOL, IN CODÓ-MARANHÃO: TEACHERS' REPORTS
Autor(es): CARNEIRO, Nádia Alynne da Silva
Palavras-chave: Tecnologias Digitais;
Letramento Digital;
Práticas pedagógicas
Digital Technologies;
Digital Literacy;
Pedagogical practices
Data do documento: 11-Ago-2022
Editor: UFMA
Resumo: Esta é uma pesquisa feita em uma escola pública do município de Codó Maranhão e tem como objetivo observar e descrever a realidade do ensino baseado por tecnologias digitais que traz consigo o seguinte questionamento: Como ocorre o processo de leitura e escrita no digital dentro do ambiente escolar? A razão desse estudo se deu por motivos pessoais e também profissionais sendo que quando se trata de pessoal valida a compreender e ampliar minhas fontes de conhecimento e profissional pra que futuramente seja possível compreender quem são os alunos a quem ensinarei e como eles se veem no meio social. O trabalho é uma pesquisa de natureza qualitativa e tem como prática a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Tem como técnica de pesquisa a análise de conteúdo e a aplicação de um questionário a professores da escola Municipal Santa Filomena. A coleta dos dados foi feita com cinco professores (as) que atuam no município e as perguntas foram sobre o conhecimento desses professores sobre a tecnologia e o uso delas em suas práticas didática e como esses professores fazem uso dessas práticas no seu cotidiano. Tomou-se como referencial teórico estudos do campo das Tecnologias aplicadas ao ensino – TIC e sobre as tecnologias na educação. A fundamentação desse estudo se deu mediante diálogos de diversos teóricos como: Soares, Buzato, Campello, Silva Neto, dentre outros que possibilitaram o aporte teórico às experiências narradas pelo sujeito. Os resultados mostram que a maior parte dos professores entrevistados não faz uso das tecnologias digitais, muito embora compreendam-se como usuário ativos de tecnologias digitais. O ambiente de trabalho é um dos elementos que impossibilitam o uso de tecnologias em práticas didáticas desses professores. De um modo geral, foi possível concluir, a partir da pesquisa, que na escola investigada, ainda é escasso o trabalho com tecnologias e que isso pode configurar-se como um atraso no aprendizado desses alunos, visto que a temática das tecnologias e do mundo digital, tão importantes para a sociedade moderna, ainda não são uma realidade.
Descrição: This is a research carried out in a public school in the city of Codó- Maranhão and aims to observe and describe the reality of teaching based on digital technologies that brings with it the following question: How does the process of reading and writing in the digital environment occur? school? The reason for this study was for personal and also professional reasons, and when it comes to personnel, it validates to understand and expand my sources of knowledge and professional so that in the future it is possible to understand who the students I will teach are and how they see themselves in the environment. Social. The work is a qualitative research and has the practice of bibliographic research and field research. Its research technique is content analysis and the application of a questionnaire to teachers at Santa Filomena Municipal School. Data collection was carried out with five teachers who work in the municipality and the questions were about the knowledge of these teachers about technology and their use in their didactic practices and how these teachers make use of these practices in their daily lives. Studies in the field of Technologies applied to teaching - ICT and on technologies in education were taken as a theoretical reference. This study was based on dialogues from several theorists such as: Soares, Buzato, Campello, Silva Neto, among others, who made possible the theoretical contribution to the experiences narrated by the subject. The results show that most of the teachers interviewed do not use digital technologies, even though they understand themselves as active users of digital technologies. The work environment is one of the elements that make it impossible to use technologies in these teachers' didactic practices. In general, it was possible to conclude, from the research, that in the investigated school, work with technologies is still scarce and that this can be configured as a delay in the learning of these students, since the theme of technologies and the world digital technologies, so important to modern society, are not yet a reality.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5762
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nádia Alynne da Silva Carneirovec.pdfTCC de Graduação14,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.