Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5763
Título: A LUDICIDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE TIMBIRAS-MA
Título(s) alternativo(s): PLAYFULNESS AND ITS CONTRIBUTIONS IN THE TEACHING PROCESS AND LEARNING IN CHILDHOOD EDUCATION IN THE MUNICIPALITY OF TIMBIRAS-MA
Autor(es): SILVA, Nágila Tanalis Lindoso da
Palavras-chave: Ludicidade;
Recursos pedagógicos;
Conhecimento
playfulness;
teaching resources;
knowledge
Data do documento: 2022
Editor: UFMA
Resumo: A presente pesquisa tem como temática a ludicidade e suas contribuições no processo de ensino aprendizagem na educação infantil no município de Timbiras MA. Por meio deste estudo, pode-se dizer que a ludicidade contribui positivamente na construção de diversas habilidades da criança, sendo ainda capaz de permitir a aprendizagem de maneira prazerosa principalmente no ambiente escolar. Partindo desse pressuposto, busca-se analisar como a utilização do lúdico pode influenciar na relação ensino-aprendizagem e no desenvolvimento da criança. Tem como objetivo explicar que o brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança. Favorece a construção da autonomia, reflexão e criatividade, determinando uma relação entre jogo e aprendizagem e ainda analisar a importância de se trabalhar o lúdico na educação infantil com a intenção de proporcionar aos alunos momentos agradáveis para a aprendizagem. Diante das informações contidas nesse trabalho, é importante ressaltar que os jogos e as brincadeiras, enquanto recursos pedagógicos do professor podem ser considerados atividades privilegiadas para a estimulação e construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da criança e, consequentemente auxiliando no processo de ensino aprendizagem.
Descrição: The theme of this research is playfulness and its contributions to the teaching learning process in early childhood education in the city of Timbiras-MA. Through this study, it can be said that playfulness contributes positively to the construction of different abilities of the child, being also able to allow learning in a pleasurable way, especially in the school environment. Based on this assumption, we seek to analyze how the use of play can influence the teaching-learning relationship and child development. It aims to explain that playing enables the child's learning process. It favors the construction of autonomy, reflection and creativity, establishing a relationship between play and learning and also analyzing the importance of working with play in early childhood education with the intention of providing students with pleasant moments for learning. Given the information contained in this work, it is important to emphasize that games and games, as pedagogical resources for the teacher, can be considered privileged activities for the stimulation and construction of knowledge, favoring the child's development and, consequently, aiding in the teaching-learning process.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5763
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nagila Tanalis Lindoso da Silvavec.pdfTCC de Graduação10,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.