Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/5764
Título: | O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BENEFÍCIOS PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM |
Título(s) alternativo(s): | PLAYING IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: BENEFITS FOR THE DEVELOPMENT AND LEARNING |
Autor(es): | SANTOS, Osmara Michele Sousa |
Palavras-chave: | Educação Infantil; Lúdico; Desenvolvimento; Aprendizagem Early Childhood Education; Ludic; Learning Development; |
Data do documento: | 22-Ago-2022 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O presente trabalho aborda o lúdico como um dos fatores de grande importância para o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças na Educação Infantil. Nosso estudo teve como questão orientadora que importância o lúdico tem para no desenvolvimento e aprendizagem na Educação Infantil? A partir da questão de pesquisa, delimitamos como o objetivo refletir sobre a importância do lúdico no desenvolvimento e aprendizagem na Educação Infantil. Com isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e descritiva, pela qual acessamos artigos, livros, acerca do tema escolhido com intuito de abordar sobre o conceito e o contexto histórico do lúdico, em diferentes parâmetros. Evidenciamos como principais referências deste estudo: Luckesi (2006), Vygotsky (1984) e Kishimoto (1993). Nessa perspectiva, apresentamos as principais legislações que garantem o brincar como uma forma de aprendizagem, destacando suas principais contribuições para o para o desenvolvimento e aprendizagem das/os estudantes. Sendo assim, o estudo se deu pela compreensão das atividades lúdicas, dentro dos processos de educação, em especial na Educação Infantil. Como principais resultados, destacamos as legislações, os conceitos e as referências que ampliam a temática escolhida, pelos quais podemos concluir sobre a importância do nosso objeto de investigação para as metodologias utilizadas em salas de aula, e para as atividades lúdicas a serem desenvolvidas no contexto escolar para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças na Educação Infantil. |
Descrição: | The present work approaches the ludic as one of the factors of great importance for the process of development and learning of the children in the Infantile Education. Our study had as a guiding question what importance does play have for the development and learning in Early Childhood Education? From the research question, we delimited as the objective to reflect on the importance of play in the development and learning in Early Childhood Education. With this, we carried out a bibliographic research with a qualitative and descriptive approach, through which we access articles, books, about the chosen theme in order to address the concept and the historical context of play, in different parameters. We highlight as main references of this study: Luckesi (2006), Vygotsky (1984) and Kishimoto (1993). In this perspective, we incorporated documental research, in which we present the main laws that guarantee playing as a form of learning, highlighting its main contributions to the development and learning of students. Therefore, the study was based on the understanding of recreational activities, within the education processes, especially in Early Childhood Education. As main results, we highlight the laws, concepts and references that expand the chosen theme, through which we can conclude about the importance of our object of investigation for the methodologies used in classrooms, and for the recreational activities to be developed in the context school for the development and learning of children in Early Childhood Education. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/5764 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Osmara Michele Sousa Santosvec.pdf | TCC de Graduação | 12,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.