Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5765
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dc.contributor.authorSILVA, Patrícia Conceição da-
dc.date.accessioned2022-11-04T17:05:44Z-
dc.date.available2022-11-04T17:05:44Z-
dc.date.issued2022-08-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5765-
dc.descriptionThe present work aims to observe, from the perspective of primary school teachers, how the themes of linguistic variation and linguistic prejudice have been worked on in public schools in the municipalities of Timbiras-MA and Codó-MA. The initial question is: how have discussions on these topics reached the school? How have discussions about linguistic prejudice been reflected in school practice? With these reflections as a background, the research is based on contributions from educational sociolinguistics, supported by studies carried out by Bortoni-Ricardo, (2004, 20015), Faraco, (2009, 2015) and Faraco; Zilles (2015) among other studies on the subject. The research has a qualitative nature and uses the technique of field research, with the application of a questionnaire, which was sent to teachers working in the municipal networks of the cities of Timbiras-MA and Codó-MA. Finally, with the data obtained, it was possible to verify that the teachers, although they have already heard about these themes, most do not work with the subject in their classes and emphasize the insecurity for the discussion of the theme in schools.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo observar, a partir da perspectiva de professores de língua materna do ensino fundamental (series iniciais), como os temas da variação linguística e do preconceito linguístico têm sido trabalhados em escolas da rede pública nos municípios de Timbiras-MA e Codó-MA. A questão inicial é: de que modo as discussões sobre esses temas têm chegado à escola? De que modo as discussões sobre o preconceito linguístico têm se refletido na prática escolar? Tendo essas reflexões como pano de fundo, a pesquisa se fundamenta em aportes da sociolinguística educacional, com respaldo em estudos realizados por Bortoni-Ricardo, (2004, 20015), Faraco, (2009, 2015) e Faraco; Zilles (2015) entre outros estudos sobre a temática. A pesquisa tem natureza qualitativa e usa a técnica a pesquisa de campo, com a aplicação de um questionário, que foi enviado aos professores em atividade nas redes municipais das cidades de Timbiras-MA e Codó-MA. Por fim, com os dados obtidos, foi possível constatar que os docentes, embora já tenham ouvido falar desses temas, a maioria não trabalha com o assunto em suas aulas e enfatizam a insegurança para a discussão do tema nas escolas.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectVariação Linguística;pt_BR
dc.subjectProfessores;pt_BR
dc.subjectEnsino de língua maternapt_BR
dc.subjectLinguistic Variation;pt_BR
dc.subjectMother tongue teaching;pt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.titleVARIAÇÃO LINGUÍSTICA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DE TIMBIRAS-MA E CODÓ-MApt_BR
dc.title.alternativeLINGUISTIC VARIATION AND LANGUAGE TEACHING PORTUGUESE: WHAT TEACHERS SAY TIMBIRAS-MA AND CODÓ-MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

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