Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5767
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGOMES, Sara de Carvalho-
dc.date.accessioned2022-11-04T17:24:34Z-
dc.date.available2022-11-04T17:24:34Z-
dc.date.issued2022-08-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5767-
dc.descriptionThe general objective of this study is to identify and describe the challenges faced by literacy teachers during the pandemic period at the Maranhão Sobrinho Teaching Unit in Timbiras-MA. For the development of this research with a qualitative approach, we sought to carry out bibliographic research, in addition to field research, with the application of a questionnaire to teachers from the Maranhão Sobrinho school. The questionnaire, composed of seven closed and two open questions, was carried out with eleven teachers who work directly with students' literacy. The result showed that the reality of teaching at the time of the COVID-19 pandemic was very challenging, due to internal and external reasons of the school, it was not possible to continue a literacy work that was in progress with the students of this school. Another conclusion is that the investigated school, with the help of the family, the government and the school itself, needs to resolve the fact that technology is not yet a reality, like most schools in Brazil.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo geral deste estudo é identificar e descrever os desafios enfrentados pelos professores/as alfabetizadores/as no período de pandemia na Unidade de Ensino Maranhão Sobrinho em Timbiras- MA. Para o desenvolvimento desta pesquisa de abordagem qualitativa, buscou-se realizar uma pesquisa bibliográfica, além de uma pesquisa de campo, com a aplicação de um questionário a professores da escola Maranhão Sobrinho. O questionário, composto por sete perguntas fechadas e duas abertas, realizada com onze professores que atuam diretamente com a alfabetização de alunos. O resultado mostrou que a realidade do ensino no momento da pandemia da COVID-19 que foi muito desafiador, por questões internas e externas da escola, não foi possível continuar um trabalho de alfabetização que estava em curso com os alunos dessa escola. Uma outra conclusão é que a escola investigada, com a ajuda da família, do governo e da própria escola, precisa resolver o fato de a tecnologia ainda não ser uma realidade, como a maioria das escolas do Brasil.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectPandemia;pt_BR
dc.subjectCOVID-19;pt_BR
dc.subjectAlfabetização;pt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectPandemic;pt_BR
dc.subjectCOVID-19;pt_BR
dc.subjectLiteracy;pt_BR
dc.subjectremote teachingpt_BR
dc.titleA PANDEMIA DA COVID-19 E O TRABALHO DE ALFABETIZAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL MARANHÃO SOBRINHO EM TIMBIRAS-MA: A VISÃO DOS PROFESSORESpt_BR
dc.title.alternativeTHE COVID-19 PANDEMIC AND LITERACY WORK IN THE SERIES INITIALS OF ELEMENTARY EDUCATION AT ESCOLA MUNICIPAL MARANHÃO SOBRINHO IN TIMBIRAS-MA: THE TEACHERS' VISIONpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sara de Carvalho Gomesvec.pdfTCC de Graduação10,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.