Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/5768
Título: | A PRESENÇA DA LEITURA LITERÁRIA AFRO-BRASILEIRA NO CMEI SANTO ANTÔNIO DE CODÓ-MA: contribuições de uma prática sociocultural |
Título(s) alternativo(s): | THE PRESENCE OF AFRO-BRAZILIAN LITERARY READING IN THE CMEI SANTO ANTÔNIO DE CODÓ-MA: contributions from a sociocultural practice |
Autor(es): | CONCEIÇÃO, Sarah Luz da |
Palavras-chave: | Educação infantil; Prática docente; Negro Early childhood education; Teaching practice; Black |
Data do documento: | 17-Ago-2022 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | A presença da leitura literária afro-brasileira na prática docente favorece à construção de uma identidade positiva e uma autoestima nas crianças negras, assim como proporciona o conhecimento das diferentes culturas para as crianças negras e não negras, o fato é que essa prática sociocultural é enriquecedora para a formação identitária de todas as crianças. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo geral analisar a existência e utilização de uma prática sociocultural, partindo do trabalho com a literatura afro-brasileira, em sala de aula. Além disso, busca refletir sobre as contribuições da leitura literária; identificar práticas de leitura a partir da literatura afro-brasileira e verificar a concepção dos docentes em relação à importância do trabalho com a literatura afro-brasileira na escola. Dessa forma, as questões norteadoras da pesquisa são: Os docentes têm utilizado práticas socioculturais no desenvolvimento dos educandos, partindo do uso da Literatura afro-brasileira? De que forma uma prática sociocultural do docente com a literatura pode contribuir para o desenvolvimento dos educandos? A pesquisa teve como base a abordagem qualitativa, que ocorreu através de pesquisa de campo realizada no primeiro semestre de 2022, no CMEI Santo Antônio, localizado no município de Codó-MA, tendo como técnica a observação, e o questionário como instrumento de coleta de dados, aplicado aos docentes do turno matutino da instituição. Os dados dos questionários e a observação feita em campo evidenciaram na pesquisa que os professores conhecem a importância e a relevância de uma prática sociocultural com a literatura, entretanto, suas práticas não agregam a literatura afro-brasileira. |
Descrição: | The presence of Afro-Brazilian literary reading in teaching practice favors the construction of a positive identity and self-esteem in black children, as well as providing knowledge of different cultures for black and non-black children, the fact is that this sociocultural practice is enriching for the identity formation of all children. In this sense, the present article has the general objective to analyze the existence and use of a sociocultural practice, starting from the work with Afro-Brazilian literature, in the classroom. Furthermore, it seeks to reflect on the contributions of literary reading; to identify reading practices based on Afro-Brazilian literature and to verify the teachers' conception of the importance of working with Afro-Brazilian literature at school. Thus, the guiding questions of the research are: Have teachers used sociocultural practices in the development of students, based on the use of Afro-Brazilian Literature? How can a sociocultural practice of the teacher with literature contribute to the development of students? The research was based on a qualitative approach, which took place through field research carried out in the first half of 2022, at CMEI Santo Antônio, located in the municipality of Codó-MA, using observation as a technique, and the questionnaire as a data collection instrument. data, applied to the professors of the institution's morning shift. The data from the questionnaires and the observation made in the field showed in the research that teachers know the importance and relevance of a sociocultural practice with literature, however, their practices do not add Afro-Brazilian literature. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/5768 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sarah Luz da Conceiçãovec.pdf | TCC de Graduação | 14,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.