Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5769
Título: RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA DURANTE O ENSINO REMOTO NO CMEI VERA LÚCIA SIMÃO SALEM EM CODÓ – MA
Título(s) alternativo(s): FAMILY AND SCHOOL RELATIONSHIP DURING REMOTE EDUCATION AT CMEI VERA LUCIA SIMÃO SALEM IN CODÓ - MA
Autor(es): BARBOSA, Semilla Rodrigues Soares Pereira
Palavras-chave: Parceria família e escola;
Pandemia Covid 19;
Ensino remoto
Family and school;
Covid-19 Pandemic;
Remote teaching
Data do documento: 24-Ago-2022
Editor: UFMA
Resumo: A parceria entre família e escola vem se tornando cada vez mais importante no desenvolvimento do aluno. Foram várias as dificuldades enfrentadas por causa do distanciamento social devido a Pandemia do Covid-19, as escolas também sofreram as consequências desse isolamento e para que os alunos não ficassem prejudicados foi necessário adaptar o ensino presencial para o ensino remoto. O objetivo desta pesquisa é de analisar como se deu a parceria entre família e escola durante o ensino remoto no CMEI Vera Lúcia Simão Salem em Codó, MA. O art. 2º da LDB, Lei no 9.394/1996, diz que a educação é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana. Utilizamos a abordagem qualitativa para a elaboração desta pesquisa. A pesquisa está organizada em dois momentos: a fundamentação teórica e a pesquisa de campo, onde foi elaborado um questionário (Apêndice 3) com 10 (dez) questões, 06(sete) abertas e 04 (três)fechadas, direcionada as professoras (es) do turno matutino da escola. Uma das maiores dificuldades que a escola enfrentou foi o fato de que nem todas as famílias possuíam acesso à internet e nem aparelhos celulares, o que dificultava tanto o trabalho dos professores quanto na aprendizagem dos alunos. A partir da pesquisa realizada, podemos concluir que o distanciamento social gerou várias dificuldades, mas também trouxe possibilidades de um novo modelo de ensino. Tanto as(os) professoras(es) quanto as famílias tiveram que se reinventar, para que não houvesse prejuízos no contexto educacional das crianças.
Descrição: The partnership between family and school has become increasingly important in student development. There were several difficulties faced because of social distance due to the Covid-19 pandemic, schools also suffered the consequences of this isolation and so that students were not harmed, it was necessary to adapt face-to-face teaching to remote teaching. The objective of this research is to analyze how the partnership between family and school took place during remote teaching at CMEI Vera Lúcia Simão Salem in Codó, MA. the art. 2 of the LDB, Law No. 9,394/1996, says that education is a duty of the family and the State, inspired by the principles of freedom and the ideals of human solidarity. We used a qualitative approach to develop this research. The research is organized in two moments: the theoretical foundation and the field research, where a questionnaire was prepared (Appendix 3) with 10 (ten) questions, 06 (seven) open and 04 (three) closed, directed to the teachers (es ) of the morning shift at school. One of the biggest difficulties that the school faced was the fact that not all families had access to the internet or cell phones, which made it difficult for both the teachers' work and the students' learning. From the research carried out, we can conclude that social distancing generated several difficulties, but also brought possibilities for a new teaching model. Both the teachers and the families had to reinvent themselves, so that there were no losses in the educational context of children
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5769
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Semilla Rodrigues Soares Pereira Barbosavec.pdfTCC de Graduação8,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.