Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5770
Título: A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE CRIANÇAS NEGRAS A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL: uma análise de escolas municipais de Timbiras/MA
Título(s) alternativo(s): THE IMPORTANCE OF CHILDREN'S IDENTITY CONSTRUCTION BLACK PEOPLE FROM CHILDREN'S LITERATURE: an analysis of schools Municipalities of Timbiras/MA
Autor(es): BRITO, Teresa dos Santos de
Palavras-chave: Literatura;
Literatura afro-brasileira;
Representatividade negra;
Criança negra;
Educação infantil
Literature;
Afro-Brazilian Literature;
Black representation;
Black child;
Child education
Data do documento: 25-Ago-2022
Editor: UFMA
Resumo: A literatura é importante para o processo de ensino e aprendizagem da criança, pois, com ela, os alunos irão desenvolver seus primeiros passos no mundo da leitura. A partir, especialmente, da literatura afro-brasileira, as crianças negras poderão sentir se representadas e, dessa forma, essa herança literária estará auxiliando no processo de construção de uma identidade positiva negra. Além disso, possibilita também que as crianças de etnias diferentes possam aprender a respeitar e refletir sobre ações preconceituosas, isto é, ela possibilita a criança entrar no mundo da imaginação, reconhecendo a realidade da história das pessoas negras e sua cultura. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da representatividade das crianças negras por meio literatura afro-brasileira na educação infantil. Nesse sentido, a metodologia é de orientação descritiva, exploratória com abordagem qualitativa. Num primeiro momento, explanará sobre a literatura e literatura afro-brasileira; em seguida, será abordado sobre a construção identitária por meio da literatura; logo após, as contribuições das mulheres negras para literatura e, por fim, o resultado das pesquisa referente a como estão ocorrendo as práticas docentes a partir da representatividade negra na educação infantil, no município de Timbras – MA. Para tanto, o trabalho conta com uma revisão bibliográfica que utiliza alguns autores, tais como: Cuti (2010), Castilho (2009), Hall (2000) e Nogueira (2016).
Descrição: Literature is important for the child's teaching and learning process, because with it, students will develop their first steps in the world of reading. Based, especially, on Afro Brazilian literature, black children will be able to feel represented and, in this way, this literary heritage will be helping in the process of building a positive black identity. In addition, it also allows children of different ethnicities to learn to respect and reflect on prejudiced actions, that is, it allows the child to enter the world of imagination, recognizing the reality of the history of black people and their culture. In this perspective, the present work aims to analyze the importance of the representation of black children through Afro-Brazilian literature in early childhood education. In this sense, the methodology is descriptive, exploratory with a qualitative approach. At first, it will explain about Afro-Brazilian literature and literature; then, it will be discussed about the construction of identity through literature; soon after, the contributions of black women to literature and, finally, the result of the research regarding how the teaching practices are taking place from the black representation in early childhood education, in the municipality of Timbras - MA. Therefore, the work has a bibliographic review that uses some authors, such as: Cuti (2010), Castilho (2009), Hall (2000) and Nogueira (2016).
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5770
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Teresa dos Santos de Britovec.pdfTCC de Graduação9,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.