Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5771
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dc.contributor.authorOLIVEIRA, Thaylla Ribeiro de-
dc.date.accessioned2022-11-04T17:58:32Z-
dc.date.available2022-11-04T17:58:32Z-
dc.date.issued2022-08-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5771-
dc.descriptionThis article discusses the concept of Autism Spectrum Disorder (TEA), some of its characteristics, the laws that support it in the face of inclusion processes at school and the intervention of the teacher in the educational processes of each student with TEA. With the research question which teaching interventions are desirable in the learning processes of students with TEA? we aim to understand how the learning process of students with TEA takes place; analyze how the process of teacher training occurs to serve this public; identify desirable pedagogical practices and verify the challenges and strategies that surround the learning process of students with the spectrum. The authors prioritized as theoretical foundations were: Bosa (2002), Lima (2015) and Mendes (2006). The approach used is qualitative with a case study of a child with TEA. The child's aunt participated in the research, giving her contributions on her daily routine, her behavior, the way she interacts with her family and with her social environment. Currently, this has been a challenge for school inclusion, because, although there is a lot of talk about guaranteeing rights, inclusive education and the need for a school to be welcoming, there are still lags regarding regulations, teacher training. These factors contribute to the review of the inclusion policy.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tematiza o conceito de Transtorno do Espectro Autista (TEA), algumas de suas características, as leis que o amparam diante de processos de inclusão na escola e a intervenção da/o professor/a em processos educacionais de cada estudante com TEA. Com a questão de pesquisa que intervenções docentes são desejáveis em processos de aprendizagem de estudantes com TEA? objetivamos compreender como se dá o processo de aprendizagem de estudantes com TEA; analisar como à família pode contribuir de forma significativa nesse processo; relatar como à família pode participar das práticas pedagógicas que cercam o processo de aprendizagem de estudantes com o espectro. As/Os autoras/es priorizadas/os como fundamentação teórica foram: Bosa (2002), Lima (2015) e Mendes (2006). A abordagem utilizada é qualitativa com estudo de caso de uma criança com o TEA. Na pesquisa participaram a tia da criança, dando suas contribuições sobre a rotina diária da mesma, seu comportamento, o modo em que interage com sua família e com seu meio social. Atualmente, esse tem sido um desafio para a inclusão escolar, pois, embora se fale muito de garantia de direitos, da educação inclusiva e da necessidade de uma escola como acolhedora, ainda há defasagens quanto aos regulamentos, formação docente. Fatores esses que contribuem para que a política de inclusão seja revista.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEducação Inclusiva;pt_BR
dc.subjectTEA;pt_BR
dc.subjectIntervenção docentept_BR
dc.subjectInclusive Education;pt_BR
dc.subjectTEA;pt_BR
dc.subjectTeaching interventionpt_BR
dc.titleA CONTRIBUIÇÃO DA FAMÍLIA NOS PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM TEApt_BR
dc.title.alternativeTHE CONTRIBUTION OF THE FAMILY IN THE LEARNING PROCESS OF STUDENTS WITH TEApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

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