Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5774
Título: Marketing de serviços e sua importância para promoção e fidelização de clientes na hotelaria: um estudo sobre as estratégias de marketing adotadas pelo hotel IBIS em São Luís - MA
Título(s) alternativo(s): Service marketing and its importance for promotion and customer loyalty customers in the hotel industry: a study on the marketing strategies adopted by the IBIS hotel in São Luís - MA
Autor(es): MORAIS, Edson do Nascimento
Palavras-chave: marketing de serviços;
relacionamento;
fidelidade dos clientes;
service marketing;
relationship;
customer loyalty.
Data do documento: 24-Set-2021
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Resumo Este estudo deu relevância ao marketing de serviço na hotelaria, no qual buscou-se investigar as principais ações de marketing do hotel IBIS em São Luís. Este hotel fideliza seus clientes a fim de estabelecer uma relação duradoura de ganha-ganha, usando ferramentas do marketing para apurar os desejos e motivações de hospedagem dos clientes e assim, definir as oportunidades e ameaças do mercado. Como procedimentos metodológicos utilizou-se revisões bibliográficas, acerca dos autores que estudam turismo, marketing, marketing turístico, relacionamento com o cliente, estratégias e ações mercadológicas. Para ser possível a análise foi realizada entrevista com o gerente do estabelecimento, acerca das ferramentas e/ou programas utilizados. Após a análise dos resultados obtidos foi possível identificar as principais estratégias do marketing de serviço adotadas pelo empreendimento que visam à captação e fidelização de clientes.__Abstract This study gave relevance to service marketing in the hotel industry, in which we sought to investigate the main marketing actions of the IBIS hotel in São Luis. This hotel retains its customers to establish a lasting win-win relationship, using marketing tools to ascertain the desires and motivations of hosting customers and thus define market opportunities and threats. As methodological procedures, bibliographical reviews were used, about authors who study tourism, marketing, tourism marketing, customer relationship, marketing strategies and actions. To be possible the analysis, an interview was carried out with the manager of the establishment, about the tools and/or programs used. After analyzing the results obtained, it was possible to identify the main service marketing strategies adopted by the enterprise, aimed at attracting and retaining customers.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5774
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Turismo do Campus do Bacanga

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