Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5776
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGOMES, Gelilson Carlos-
dc.date.accessioned2022-11-07T14:40:51Z-
dc.date.available2022-11-07T14:40:51Z-
dc.date.issued2021-09-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5776-
dc.description.abstractRESUMO Este trabalho trata sobre gerenciamento de crise e estratégias de enfrentamento diante do contexto da pandemia da COVID-19. Os objetivos deste estudo tiveram como objetivo geral, identificar as estratégias adotadas por empresas hoteleiras de São Luís do Maranhão para o enfrentamento da crise provocada pela pandemia da COVID-19. E como objetivos específicos, têm-se: identificar as estratégias competitivas dos empreendimentos hoteleiros desenvolvidas no pré-crise; verificar os impactos ocasionados aos empreendimentos em razão da pandemia da COVID-19; Descrever as estratégias a serem desenvolvidas na retomada do setor hoteleiro no contexto pós-pandemia. Metodologicamente, trata-se de uma investigação qualitativa, exploratória e descritiva. A técnica de coleta utilizada foi roteiro semiestruturado, aplicado com oito gestores hoteleiros de São Luís do Maranhão. Asentrevistas foram gravadas e transcritas para posterior análise de conteúdo baseadaem (BARDIN, 2016). Os resultados principais apontam que a pandemia da COVID-19gerou de muitos impactos negativos, como: falência de empresas, dificuldades financeiras e demissões. Porém, trouxe alguns pontos positivos, como: melhoria do relacionamento com os stakeholders e repensar o modelo de negócio. As estratégiasadotadas pela rede hoteleira de São Luís - MA para enfrentamento da crise causada pelo novo Coronavírus, versam sobre redução de custos, gestão de marketing e pessoas, reservas financeiras e controle operacional. Conclui-se que apesar das dificuldades as empresas aprenderam muito, principalmente no aspecto humano, havendo uma solidariedade mútua que facilitou a renegociação de contratos. Além daimportância do planejamento estratégico que pode ser revisto e adaptado em momentos de crise. Por fim, são apresentadas as limitações do estudo e uma agenda de pesquisa.___ABSTRACT This work deals with crisis management and coping strategies in the context of the COVID-19 pandemic. The objectives of this study had as a general objective to identify the strategies adopted by hotel companies in São Luís of Maranhão to face the crisis caused by the COVID-19 pandemic. As specific objectives, there are: to identify the competitive strategies of hotel enterprises developed in the pre-crisis; verify the impacts caused to the projects due to the COVID-19 pandemic; Understand the strategies to be developed in the resumption of the hotel sector in the post-pandemic context. Methodologically, it is a qualitative, exploratory and descriptive investigation. The collection technique used was a semi-structured script, applied with eight hotel managers in São Luís of Maranhão. The interviews were recorded and transcribed for further content analysis based on (BARDIN, 2016). The main results show that the COVID-19 pandemic generated many negative impacts, such as: companybankruptcy, financial difficulties and layoffs. However, it brought some positive points,such as: improving the relationship with stakeholders and rethinking the business model. The strategies adopted by the hotel chain in São Luís - MA to face the crisis caused by the new Coronavirus, deal with cost reduction, marketing and people management, financial reserves and operational control. It is concluded that despite the difficulties, companies learned a lot, especially in the human aspect, with a mutualsolidarity that facilitated the renegotiation of contracts. In addition to the importance of strategic planning that can be reviewed and adapted in times of crisis. Finally, the limitations of the study and a research agenda are presented.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectgestão de crise;pt_BR
dc.subjectestratégia;pt_BR
dc.subjectrede hoteleira;pt_BR
dc.subjectcovid-19;pt_BR
dc.subjectcrisis management;pt_BR
dc.subjectstrategy;pt_BR
dc.subjecthotel chain;pt_BR
dc.subjectcovid-19.pt_BR
dc.titleEstratégias de crise adotadas pela rede hoteleira de São Luís-MA durante a pandemia da covid-19pt_BR
dc.title.alternativeCrisis strategies adopted by the São Luís-MA hotel chain during the covid-19 pandemicpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Turismo do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GelilsonCarlosGomes.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.