Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5779
Título: Transformação digital no setor hoteleiro de São Luís – MA: entraves e desafios para gestores de pequenas empresas
Título(s) alternativo(s): Digital transformation in the hotel sector of São Luís – MA: obstacles and challenges for small business managers
Autor(es): GASPAR, Larissa Souza
Palavras-chave: transformação digital;
mudanças organizacionais;
hotelaria;
digital transformation;
organizational changes;
hospitality
Data do documento: 26-Jul-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO A transformação digital e as inovações tecnológicas decorrentes das rápidas e constantes mudanças no mercado global e comportamento de consumo são algo que muitos setores estão vivenciando, de forma mais intensa. Após a pandemia provocada pela Covid-19, foi fundamental adaptação as mudanças organizacionais para garantir permanecia das empresas no mercado cada vez mais competitivo e exigente. Nessa premissa, objetivou-se identificar o conhecimento sobre transformação digital por parte dos gestores hoteleiros de empreendimentos de pequeno porte em São Luís –MA. E como objetivos específicos identificar as atividades ou tecnologias das empresas hoteleiras que estão relacionadas com a transformação digital, apontar os entraves e desafios para introdução da transformação digital no setor hoteleiro ludovicense, identificar as perspectivas futuras dos gestores no novo mercado da transformação digital. O método utilizado para o estudo foi de casos múltiplos do tipo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa. A técnica de coleta utilizada foi roteiro estruturado direcionado aos gestores hoteleiros de São Luís do Maranhão, resultando na amostra de 08 gestores. As entrevistas foram gravadas com consentimento dos gestores e transcritas e para a análise dos dados e transcrições, utilizou-se a técnica análise de conteúdo. Os resultados apontam os gestores hoteleiros de São Luís possuem um conhecimento prévio acerca da TD e utilizam tecnologias disseminadas e usuais, além de discutirem a transformação digital como uma projeção futura mesmo reconhecendo sua importância e benefícios. Finaliza se destacando a importância de mudar conceitos antigos, pois a transformação digital é indispensável para organizações que desejam crescer e se consolidar no mercado atual.___ABSTRACT Digital transformation and technological innovations arising from the rapid and constant changes in the global market and consumption behavior are something that many sectors are experiencing, more intensely. After the pandemic caused by Covid-19, it was essential to adapt to organizational changes to ensure that companies remained in the increasingly competitive and demanding market. In this premise, the objective was to identify the knowledge about digital transformation on the part of hotel managers of small enterprises in São Luís – MA. And as specific objectives to identify the activities or technologies of hotel companies that are related to digital transformation, point out the obstacles and challenges for the introduction of digital transformation in the São Luís hotel sector, identify the future perspectives of managers in the new market of digital transformation. The method used for the study was of multiple exploratory-descriptive cases with a qualitative approach. The collection technique used was a structured script directed to hotel managers in São Luís do Maranhão, resulting in a sample of 08 managers. The interviews were recorded with the consent of the managers and transcribed and for the analysis of data and transcripts, the content analysis technique was used. The results show that hotel managers in São Luís have prior knowledge about TD and use widespread and usual technologies, in addition to discussing digital transformation as a future projection even recognizing its importance and benefits. It ends by highlighting the importance of changing old concepts, as digital transformation is essential for organizations that want to grow and consolidate in the current market.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5779
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Turismo do Campus do Bacanga
TCCs de Graduação em Turismo do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LARISSAGASPAR.pdfTrabalho de Conclusão de Curso852,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.