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http://hdl.handle.net/123456789/5783
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | FARIAS, Aleys Neves | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-07T19:21:04Z | - |
dc.date.available | 2022-11-07T19:21:04Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-27 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/5783 | - |
dc.description | The main objective of the study is to verify the understanding of undergraduates who entered the Accounting Sciences course at the Federal University of Maranhão - Campus São Luís between 2016 and 2019, in relation to the Public Digital Bookkeeping System (SPED). Considering the framework of the evolution in the technological scope that enters the accounting, observing the way in which the accessory obligations are delivered to the Tax Authorities and their reflexes to the users of the accounting, it is noticed that there was an intensification of the responsibility of the accounting professionals, to the which demands are constantly made in search of up-to-date information. It is necessary and opportune to verify the understanding of the academic, since he aims to be a future accounting professional. The methodology addressed is a qualitative descriptive research, with the survey questionnaire, containing 6 closed questions and 11 staggered through the Likert scale, applied between July 11 and 15, 2022, through institutional emails of students. As for the population of the questionnaire, it occurred in a universe of 193 active students between the years 2016 to 2019, corresponding to a sample of 95 respondents, with a confidence level equivalent to 90% and 5% sample error. The results show that most students are male and as for age, the focus group is concentrated between 21 and 25 years old. In addition, 30.53% of academics mention that they do not know the modules that make up the SPED and 85.26% of students believe that the university could have an approach with a technical focus depending on the subject. Academics understand that the accounting professional is a fundamental piece in the generation of information given to the tax authorities and 65.26% of academics understand the importance of the public digital bookkeeping system. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo tem por objetivo principal verificar a compreensão dos graduandos que ingressaram no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Maranhão – Campus São Luís entre os anos de 2016 a 2019, com relação ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Considerando o arcabouço da evolução no âmbito tecnológico que adentra a contabilidade, observando-se a forma em que são entregues as obrigações acessórias ao Fisco e seus reflexos aos usuários da contabilidade, nota-se que houve uma intensificação da responsabilidade dos profissionais de contabilidade, aos quais faz-se exigências constantemente em busca de informações atualizadas. É necessário e oportuno verificar a compreensão do acadêmico, uma vez que este visa ser um futuro profissional contábil. A metodologia abordada trata-se de uma pesquisa descritiva qualitativa, com o levantamento do questionário Survey, contendo 6 questões fechadas e 11 escalonadas através da escala Likert, aplicadas entre os dias 11 e 15 de julho de 2022, por meio dos e-mails institucionais dos discentes. Quanto a população da aplicação do questionário, ocorreu em um universo de 193 discentes ativos entre os anos de 2016 á 2019, correspondendo a uma amostra de 95 respondentes, com o nível de confiança equivalente a 90% e 5% de erro amostral. Os resultados mostram que grande parte dos acadêmicos são do gênero masculino e quanto a faixa etária, o grupo focal concentra-se entre 21 e 25 anos. Além disso, 30,53% dos acadêmicos mencionam que não conhecem os módulos que integram o SPED e 85,26% dos discentes consideram que a universidade poderia ter uma abordagem com enfoque técnico consoante ao assunto. Os acadêmicos entendem que o profissional contábil é uma peça fundamental na geração de informações conferidas ao fisco e 65,26% dos acadêmicos compreendem a importância do sistema público de escrituração digital. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | UFMA; | pt_BR |
dc.subject | Acadêmico de Ciências Contábeis; | pt_BR |
dc.subject | Contabilidade Digital; | pt_BR |
dc.subject | SPED | pt_BR |
dc.subject | UFMA; | pt_BR |
dc.subject | Academic of Accounting Sciences; | pt_BR |
dc.subject | Digital Accounting; | pt_BR |
dc.subject | SPED | pt_BR |
dc.title | A PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM RELAÇÃO AO SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL – SPED: estudo em Universidade Pública Federal | pt_BR |
dc.title.alternative | THE PERCEPTION OF ACCOUNTING SCIENCES ACADEMICS IN RELATION TO TO THE PUBLIC SYSTEM OF DIGITAL BOOKKEEPING - SPED: study in Federal Public University | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Contábeis do Campus do Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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