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Título: UM ESTUDO DA MOTIVAÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO EM SEGUIR A CARREIRA DE AUDITORIA
Título(s) alternativo(s): A STUDY OF SCIENCE COURSE STUDENTS' MOTIVATION FINANCIAL STATEMENTS OF UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO IN FOLLOWING THE AUDIT CAREER
Autor(es): JUREMA, Ana Beatriz Machado
Palavras-chave: Motivação;
Auditoria;
Teoria da Autodeterminação
Motivation;
Audit;
Self-Determination Theory
Data do documento: 26-Jul-2022
Editor: UFMA
Resumo: Com a importância de identificar e entender os aspectos motivacionais no meio acadêmico, além de buscar contribuir com a implementação de estratégias de atratividade da profissão, o presente estudo teve como objetivo analisar o perfil motivacional dos alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Maranhão em seguir a carreira de auditor. Aplicou-se um questionário com base na Escala de Motivação Acadêmica (EMA) adaptada à disciplina e carreira da auditoria, em conjunto com a Teoria da Autodeterminação, que contempla os seis níveis de motivação, caracterizando como análise descritiva. O estudo foi realizado com a participação dos discentes de Contabilidade com 46 participações. Diante da falta de estudos com essa temática e da necessidade do conhecimento dessa motivação dos alunos, o presente trabalho busca contribuir em caráter científico e possibilitar meios que tornem a auditoria mais atrativa. Foi verificado que os discentes possuem um perfil com a predominância da motivação extrínseca, caracterizando uma busca por recompensas externas. Está presente também a valorização do conhecimento e experiência obtida nessa área, além da satisfação pessoal com o aprendizado e a busca por excelência profissional, representando um bom nível de autonomia. Não foi identificado um perfil totalmente desmotivado e os aspectos motivacionais influenciados por pressões não tiveram muita relevância.
Descrição: With the importance of identifying and understanding the motivational aspects in the academic environment, in addition to seeking to contribute to the implementation of strategies of attractiveness of the profession, the present study aimed to analyze the motivational profile of the students of the Accounting Sciences course at the Federal University of Maranhão in choosing a career as an auditor. A questionnaire was applied based on the Academic Motivation Scale (AMS) adapted to the discipline and career of the audit, together with the Self-Determination Theory, which includes the six levels of motivation, characterizing it as a descriptive analysis. The study was carried out with the participation of Accounting students with 46 participations. Given the lack of studies on this subject and the need to know this motivation of students, the present work seeks to contribute in a scientific manner and to provide means that make the audit more attractive. It was found that students have a profile with a predominance of extrinsic motivation, characterizing a search for external rewards. There is also the appreciation of the knowledge and experience obtained in this area, in addition to personal satisfaction with learning and the search for professional excellence, representing a good level of autonomy. A totally unmotivated profile was not identified and the motivational aspects influenced by pressures were not very relevant.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5784
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Contábeis do Campus do Bacanga

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