Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5786
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dc.contributor.authorOLIVEIRA, Fernando Nascimento de-
dc.date.accessioned2022-11-08T12:42:25Z-
dc.date.available2022-11-08T12:42:25Z-
dc.date.issued2022-07-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5786-
dc.descriptionInvolving people and processes, businesses are created and new ways of exploiting them, thus, entrepreneurship becomes an essential factor in economic development, stimulating the training of professionals and competitiveness between companies and enabling the offer of innovative services and products. in order to satisfy social needs. In view of this, it is worth highlighting the relevance of higher education institutions as great centers of knowledge in the training of potential entrepreneurial professionals. As pointed out in the theoretical framework of this work, authors increasingly believe that the entrepreneurial spirit is capable of being reinforced through the potentiation of pre-existing skills in these students and the improvement of new skills through institutions. Related to this, the present research had the general objective to analyze the entrepreneurial profile of the students of the Accounting Sciences course at the Federal University of Maranhão. In order to achieve the objective of this study, there were 117 answers in a questionnaire, from a total of 385 students enrolled, a questionnaire adapted from the surveys "Entrepreneurship in Brazilian Universities" carried out by Endeavor in 2012 with 19 closed questions was applied. being structured in 4 blocks related to the general objectives of the study. Being made available, in addition to the Google Forms platform via institutional email to all students enrolled in the accounting science course, it was also directed through the Whatsapp communication application in groups of Accounting Sciences students at the Federal University of Maranhão. Non-probabilistic convenience sampling was used. The results showed that Accounting Sciences students at the Federal University of Maranhão have an entrepreneurial profile, which they consider to be proactive, innovative, organized and responsible, know how to deal well with people and work well in a team, have a leadership style and seek to align individual competences with the company's strategies and are considered people who are able to take calculated risks in order to achieve objectives, characteristics that are considered standard by people with an entrepreneurial profile.pt_BR
dc.description.abstractEnvolvendo pessoas e processos, cria-se negócios e novas formas de explorá-los, sendo assim, o empreendedorismo torna-se fator imprescindível no desenvolvimento econômico, estimulando a capacitação de profissionais e a competitividade entre empresas e possibilitando a oferta de serviços e produtos inovadores de modo a satisfazer a necessidades sociais. Diante disso, vale destacar a relevância das instituições de ensino superior como grande centros de conhecimento na formação de potenciais profissionais empreendedores. Conforme apontado no referencial teórico deste trabalho, autores cada vez mais acreditam que o espírito empreendedor é capaz de ser reforçado através da potencialização de habilidades pré-existentes nestes alunos e no aprimoramento de novas competências por meio das instituições. Relacionado a isso, a presente pesquisa teve com objetivo geral analisar o perfil empreendedor dos alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Maranhão. A fim de alcançar o objetivo desse estudo contou-se com 117 respostas em um questionário, de um total de 385 alunos matriculados, foi aplicado um questionário adaptado das pesquisas “Empreendedorismo nas Universidades Brasileiras” realizadas pela Endeavor no ano de 2012 com 19 questões fechadas sendo estruturado em 4 blocos relacionados aos objetivos gerais do estudo. Sendo disponibilizado, além da plataforma do Google Forms via email institucional para todos os discentes matriculados no curso de ciências contábeis, foi direcionado também através do aplicativo de comunicação Whatsapp em grupos de alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Maranhão. Foi utilizada amostragem do tipo não probabilística por conveniência. Os resultados demonstraram que os alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Maranhão possuem um perfil empreendedor, aos quais consideram-se proativos, inovadores, organizados e responsáveis, sabem lidar bem com pessoas e trabalhar bem em equipe, possuem estilo de liderança e buscam alinhar as competências individuais com as estratégias da empresa e consideram-se pessoas que conseguem assumir riscos calculados a fim de alcançar objetivos, características essas que são consideradas padrões por pessoas que possuem perfil empreendedor.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo;pt_BR
dc.subjectCiências contábeis:pt_BR
dc.subjectPerfil empreendedorpt_BR
dc.subjectAccountanc;pt_BR
dc.subjectEntrepreneurial profile;pt_BR
dc.subjectEntrepreneurshippt_BR
dc.titleANÁLISE DO PERFIL EMPREENDEDOR CONTÁBIL: UM ESTUDO SOBRE OS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOpt_BR
dc.title.alternativeANALYSIS OF THE ACCOUNTING ENTREPRENEUR PROFILE: A STUDY ON STUDENTS OF THE UNIVERSITY ACCOUNTING SCIENCES COURSE AT FEDERAL DO MARANHÃOpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Contábeis do Campus do Bacanga

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