Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5791
Título: A distopia de um lugar que afasta: estudo sobre o fenômeno da evasão escolar no ensino médio
Título(s) alternativo(s): The dystopia of a place that aways: study on the phenomenon of school dropout in high school
Autor(es): SILVA, Thaissa Fernanda Silva e
Palavras-chave: escola motivadora;
evasão escolar;
Codó/MA
causes of evasion;
motivating school;
Codó/MA
Data do documento: 10-Ago-2022
Editor: UFMA
Resumo: Este trabalho, de natureza quanti-qualitativa, aborda as questões relacionadas a evasão escolar. A pesquisa de campo foi realizada no Centro de Ensino Luzenir Matta Roma, situado na zona urbana na cidade de Codó, estado do Maranhão, a referida instituição escolar é vinculada a rede estadual de ensino. Este estudo objetivou conhecer e debater sobre os fatores que contribuem direta e indiretamente para o abandono dos estudos entre alunos/as do Ensino Médio. Dentre os procedimentos metodológicos estão a realização de entrevistas a partir da aplicação de questionários e a observação, a análise dos dados foi subsidiada a partir do aporte teórico de uma bibliografia especializada. Alguns dos resultados obtidos, em relação evasão escolar na escola pesquisada, estão relacionados a falta de interesse e a desmotivação, a necessidade de trabalhar, as dificuldades de locomoção, entre outros. No que se refere a escola percebemos que se faz necessários se discutir sobre os processos de readaptação dessas instituições frente as novas mudanças nas tecnologias, nas relações sociais e familiares e as necessidades concretas dos/as alunos/as.
Descrição: This work presents some reasons that lead students to drop out of school.As for the field research, it was carried out in the no Centro de Ensino Luzenir Matta Roma ,located in the urban part of the city of Codó in Maranhão,the school institution is linked to the State network. This theme aimed to know which factors contribute directly or indirectly to the abandonment of studies,if students are dropping out of studies due to lack of interest/and if due to classes,school environment and etc. On the other hand,the school is adapting because there are so many changes in technologies,in social and family relationships,she was at odds between traditional practice and the current needs of students with their diversities.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5791
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó
TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ThaissaFernandaSilvaeSilva.pdfTCC de Graduação15,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.