Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/5798
Título: | PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DA EJA DA ESCOLA REITOR RIBAMAR CARVALHO SOBRE O ENSINO DE BIOLOGIA PARA O INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR |
Título(s) alternativo(s): | PERCEPTIONS OF EJA STUDENTS OF THE REITOR RIBAMAR CARVALHO SCHOOL ABOUT THE TEACHING OF BIOLOGY FOR TEACHING ENTRANCE HIGHER |
Autor(es): | ROCHA FILHO, Antonio Ozeas Alves OLIVEIRA, Yara Karla Silva de |
Palavras-chave: | Ensino-aprendizagem; Biologia; Práticas pedagógicas; Ensino Superior Teaching-learning; Biology; Pedagogical practices; University education |
Data do documento: | 10-Ago-2022 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Este estudo aborda as questões relacionadas as percepções de discentes acerca da influência do ensino de biologia no que se refere ao ingresso na universidade, ou sejam esta pesquisa, buscou investigar a influência do Ensino de Biologia sobre alunos da EJA para o ingresso na faculdade. Objetivando identificar práticas pedagógicas que incentivem a inserção e permanência no curso, para tal investigação, utilizou-se recursos da pesquisa bibliográfica com levantamento de estudos já publicados com a temática em questão, assim como, pesquisa de campo com questionários aplicados com o corpo docente e alunos do Centro de Ensino Reitor Ribamar Carvalho, com participação também de alunos universitários na cidade de Codó – MA. Com a pesquisa foi possível entender que o atual ensino de Biologia tem sido marcado pelo impacto do desenvolvimento científico e tecnológico, para o qual é necessário buscar caminhos que promovam a abordagem sociocultural-profissional em seu ensino-aprendizagem e assim contextualizar os fatos, fenômenos e processos com seu impacto social, sobretudo, enquanto influência para o ingresso na faculdade. |
Descrição: | This study addresses issues related to students' perceptions about the influence of biology teaching in terms of university admission, that is, this research sought to investigate the influence of Biology Teaching on EJA students for admission to college. Aiming to identify pedagogical practices that encourage the insertion and permanence in the course, for such investigation, resources of the bibliographic research were used with a survey of studies already published with the theme in question, as well as, field research with questionnaires applied with the teaching staff and students from the Centro de Ensino Reitor Ribamar Carvalho, with the participation of university students in the city of Codó – MA. With the research it was possible to understand that the current teaching of Biology has been marked by the impact of scientific and technological development, for which it is necessary to seek ways that promote the sociocultural-professional approach in its teaching-learning and thus contextualize the facts, phenomena and processes with their social impact, above all, as an influence for admission to college. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/5798 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo ozeas e yara.pdf | TCC de Graduação | 8,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.