Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/5799
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SILVA, Ana Glizelda Oliveira da | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-10T18:00:31Z | - |
dc.date.available | 2022-11-10T18:00:31Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/5799 | - |
dc.description | In the school environment, children meet with the most varied social, cultural and economic experiences (Xavier, 2015). Increasingly, the constant presence of bullying is noticed in the school environment and the school must be attentive to identify the aggressors, as well as, the attacked in a way that their physical and psychological integrity is preserved and, thus, to guarantee learning. It is not just today that bullying arose, in fact it has no specific date and year, since the different forms of violence have always been observed in the most diverse social groups. During the course internship, we were able to perceive the aggressiveness, violence and excess of pejorative nicknames and, also, the observation of the low school performance of students who are victims of bullying at Escola Reitor Ribamar Carvalho. These perceptions motivated us to carry out this study, not only because of its urgency, but also because of its relevance in view of the pedagogical and social problems arising from it. So, these questions did not lead to question what damage can bullying bring to students and educational institutions? And yet, the study is justified because there is practically no data on this phenomenon in the city of Codó MA. The general objective of the study was: To understand how teachers and students deal with bullying in the school environment. And, as specific objectives: to identify whether, within the violence that exists in the school environment, there is a relationship with bullying; analyze the degree of knowledge of teachers and students in relation to bullying and, also, observe whether within the school environment, there are cases of bullying in the classroom. For the development of the study, we opted for bibliographic research and case study. The field research took place based on observation in locus, and the registration in a field diary and, also, interviews and questionnaires with closed and open questions. | pt_BR |
dc.description.abstract | No ambiente escolar ocorre o encontro de crianças com as mais variadas vivências sociais, culturais e econômicas (Xavier, 2015). Cada vez mais nota-se a presença constante do bullying no âmbito escolar. E, a escola precisa estar atenta para identificar os agressores, bem como, os agredidos de forma que seja preservada a integridade física, psicológica deste e, desse modo afiançar o aprendizado. Não é de hoje que o bullying surgiu, na verdade não tem data e ano específico, já que as diversas formas de violência sempre foram observadas nos mais diversos grupos sociais. Durante a realização do Estágio Curricular, pudemos perceber a agressividade, a violência e o excesso de apelidos pejorativos e, ainda, a observação do baixo rendimento escolar dos alunos que são vítimas de bullying na Escola Reitor Ribamar Carvalho. Estas percepções nos motivaram a realizar este estudo, não somente por sua urgência, mas, também, por relevância ante os problemas pedagógicos e sociais deles decorrentes. Assim, estas questões no levaram a problematizar quais danos o bullying pode trazer aos alunos e às instituições de ensino? E, ainda, o estudo se justifica porque praticamente não há dados sobre este fenômeno na cidade de Codó MA. Tivemos como objetivo geral do estudo: Compreender como os docentes e discentes lidam com as ocorrências de bullying no ambiente escolar. E, como objetivos específicos: identificar se dentro das violências que existem no ambiente escolar, há relação com o bullying; analisar o grau de conhecimento dos docentes e discentes em relação ao bullying e, ainda, observar se dentro do ambiente escolar, há casos de bullying na sala de aula. Para o desenvolvimento do estudo optamos pela pesquisa bibliográfica e estudo de caso. A pesquisa de campo se deu a partir da observação in lócus, e do registro em diário de campo e, ainda, entrevista e questionários com perguntas fechadas e abertas. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Bullying; | pt_BR |
dc.subject | Contexto Escolar; | pt_BR |
dc.subject | Consequências | pt_BR |
dc.subject | Bullying; | pt_BR |
dc.subject | School context; | pt_BR |
dc.subject | Consequences | pt_BR |
dc.title | BULLYING E EDUCAÇÃO: PERCEPÇÕES E DESAFIOS POLÍTICOS-PEDAGÓGICOS NA ESCOLA PÚLICA | pt_BR |
dc.title.alternative | BULLYING AND EDUCATION: PERCEPTIONS AND POLITICAL-PEDAGOGIC CHALLENGES IN THE PUBLIC SCHOOL | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Glizelda.pdf | TCC de Graduação | 10,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.