Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5808
Título: ESTRATEGIAS DOCENTES COM ALUNOS AUTISTAS EM CLASSES REGULARES DE ENSINO: Desafios e possibilidades
Título(s) alternativo(s): TEACHING STRATEGIES WITH AUTISM STUDENTS IN CLASSES REGULAR TEACHING: Challenges and possibilities
Autor(es): LIMA, Greida Santos
Palavras-chave: Autismo;
Estratégias docentes;
Ensino aprendizado
Autism;
Teaching learning;
Autistic
Data do documento: 6-Abr-2022
Editor: UFMA
Resumo: O presente estudo tem como objetivo compreender a importância das estratégias pedagógica do professor para o ensino e aprendizagem do aluno com TEA. Como objetivos específicos; Analisar como a escola íntegra o aluno especial com os demais colegas para que o mesmo não tenha nenhuma dificuldade de socialização, caracterizar atividades interativas para que o aluno possa ter êxito no ensino e aprendizado; analisar a importância da escola inclusiva para alunos autistas. Para tanto, escolhemos três escolas do município de São Bernardo – Maranhão, sendo estas: Escola Municipal Francisco Marques, Escola Municipal Célia Cristina, e Escola Municipal Saci Pererê, da rede pública municipal. Essas escolas nos propiciaram um recorte de como vem sendo o ensino-aprendizagem de alunos autistas em seu processo de inclusão nas escolas regulares. Dados os eventos interpretativos que acompanham o entendimento e compreensão deste estudo, escolhemos como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa de característica exploratória e descritiva, que conforme Gil (2016) não se prende a representações numéricas, mas sim, nos permite um olhar próximo da comunidade e grupo investigado. Nesse sentido, foram escolhidos três professores, um de cada escola. Os professores colaboradores voluntariaram – se a responderem o questionário semiestruturado que foi nosso principal instrumento de coleta de dados. Esse material foi tratado de acordo com os estudos de Figueira (2014) Machado (2009) Marcelino (2010) Documentos Oficiais, BNCC, DECLARACAO DE SALAMANCA,LDB, entre outros que norteiam nossas discussões. Compreendemos que, a inclusão é um fato ainda hoje que causa receio em todos os docentes. Contudo, existem diversas estratégias que permitem a inclusão do educando não somente na sala de aula regular, mas sim, na escola como um todo.
Descrição: This study aims to understand the importance of pedagogical strategies created by teachers for the teaching and learning of autistic students. To this end, we chose three schools in the municipality of São Bernardo - Maranhão, which are Francisco Marques Municipal School, Célia Cristina Municipal School, and Saci Pererê Municipal School, from the municipal public network. These schools provided us with an insection of what autistic students have been teaching learning about in their process of inclusion in regular schools. Given the interpretative events that accompany the understanding and understanding of this study, we chose as a methodological approach the qualitative research of exploratory and descriptive characteristic, which according to Gil (2016) is not limited to numerical representations, but allows us a close look at the community and group investigated. In this sense, three teachers were chosen, one from each school. The collaborating teachers volunteered – if they answered the semi-structured questionnaire that was our main data collection tool. This material was treated according to the studies of Figueira (2014) Machado (2009) Marcelino (2010) Official Documents, among others that guide our discussions. We understand that inclusion is still a fact that causes fear in all teachers. However, several strategies allow the inclusion of the student not only in the regular classroom, but also in the school as a whole.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5808
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Greida Santos Lima.pdfTCC de Graduação15,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.