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http://hdl.handle.net/123456789/5813
Título: | Programação de shaders em Computação Gráfica |
Título(s) alternativo(s): | Shader Programming in Computer Graphics |
Autor(es): | PAISANTE, Daybson Bertassonni Salles |
Palavras-chave: | shader; Computação gráfica; vetor shader; computer graphics; vector |
Data do documento: | 11-Jul-2022 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Resumo. O objetivo deste trabalho e apresentar a relevância da programação de shaders em Computação Gráfica tanto para cálculos de iluminação ao tridimensionais quanto para computação de dados não gráficos através de GPGPU. Apresenta-se os principais conceitos de Computação Gráfica e a utilização da Algebra Linear para simulação do espaço tridimensional no computador. São expostos os fundamentos do uso de vetores e operações envolvendo matrizes de transformações espaciais, tais como translação, rotação e escala. São abordados os modelos de shading de Lambert, Phong e Blin-Phong, expondo sua formulação matemática e sua programação usando o motor de jogos Unity. |
Descrição: | Abstract. The objective of this work is to present the relevance of programming shaders in Computer Graphics both for three-dimensional lighting calculati ons and for computing non-graphic data through GPGPU. It presents the main concepts of Computer Graphics and the use of Linear Algebra to simulate three dimensional space on the computer. The fundamentals of the use of vectors and operations involving matrices of spatial transformations, such as translation, rotation and scale, are exposed. Lambert, Phong and Blin-Phong shading mo dels are discussed, exposing their mathematical formulation and programming using the Unity game engine. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/5813 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Especialização em Matemática Computacional |
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Daybson Bertassonni.pdf | TCC de Especialização | 8,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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