Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5820
Título: Permeabilidade das praias oceânicas da Ilha do Maranhão frente a eventuais derrames de derivados de hidrocarbonetos
Título(s) alternativo(s): Permeability of the oceanic beaches of the Island of Maranhão front possible spills of hydrocarbon derivatives
Autor(es): RAMOS, Rivaldo Júnior Pinto
Palavras-chave: Permeabilidade;
Praias;
Hidrocarbonetos;
Marés
Permeability;
Beaches;
Hydrocarbons;
Tides
Data do documento: 29-Ago-2022
Editor: UFMA
Resumo: O derramamento de derivados de hidrocarbonetos na zona costeira é um dos acidentes que mais podem trazer impactos ambientais nocivos. Este tipo de poluição geralmente ocorre por conta de vazamentos advindos de navios que transportam esse material ou em portos. Quanto maior o tempo de permanência do óleo em um sítio, maior será a interação com o meio, maior será o dano causado no ambiente e mais difícil será sua recuperação. A permeabilidade surge como um parâmetro fundamental para determinar as características de percolação do substrato, e desta forma, possibilita ter um entendimento sobre a sensibilidade de uma praia em relação ao óleo. Dito isto, este estudo tem como objetivo avaliar o comportamento da permeabilidade da face praial e dissimilaridades na transposição de derivados de hidrocarbonetos na matriz sedimentar das praias oceânicas da Ilha do Maranhão. A metodologia do trabalho foi baseada em levantamento de dados bibliográficos e trabalhos de campo (ensaios de permeabilidade com água, óleo lubrificante e óleo diesel S10, coleta de sedimentos) nas praias nos meses de maio de 2021 a junho de 2022. Após a etapa de coletas, foram realizadas análises em laboratório e interpretação de dados. Os resultados de permeabilidade em função da variação de marés indicaram que entre todas as praias ocorreram variações significativas nos coeficientes nas zonas de maré alta de sizígia (MAS) e zona de maré baixa de sizígia (MBS). Na zona de MAS, as Praias da Ponta d’Areia e Calhau apresentaram os mais altos coeficientes de permeabilidade dentre todas as praias, enquanto que na MBS, houve menos variações os valores encontrados nas praias, em comparação com a zona de MAS. As Praias do Calhau, Caolho e Olho d’Água apresentaram os menores valores de permeabilidade. O ensaio realizado com o óleo diesel S10, a permeabilidade exibiu um coeficiente de K = 0,00024, e sua pluma de infiltração apresentou um formato elipsoidal arredondado. O ensaio realizado com o óleo lubrificante 10W40, a permeabilidade obteve um índice de K = 0,00001. De maneira geral, os resultados obtidos mostram que os coeficientes de permeabilidade apresentaram dissimilaridades em zonas distintas da praia, onde a permeabilidade exibiu seus maiores valores na zona de MAS em todas as praias, enquanto que nas zonas de MBS a permeabilidade exibiu menores coeficientes. Em casos de eventuais derrames de derivados de hidrocarbonetos que atinjam as praias da Ilha do Maranhão, o lençol freático estaria mais vulnerável à contaminação de derivados de hidrocarbonetos menos densidade como o diesel S10, tendo em vista que, quanto menos viscoso for o derivado, mais rápida e a sua penetração na face praial.
Descrição: The spillage of hydrocarbon derivatives in the coastal zone is one of the accidents that can have the most harmful environmental impacts. This type of pollution usually occurs due to leaks from ships that transport this material or in ports. The longer the oil stays at a site, the greater the interaction with the environment, the greater the damage caused to the environment and the more difficult its recovery will be. Permeability emerges as a fundamental parameter to determine the percolation characteristics of the substrate, and in this way, it makes it possible to have an understanding of the sensitivity of a beach in relation to oil. That said, this study aims to evaluate the behavior of the beach face permeability and dissimilarities in the transposition of hydrocarbon derivatives in the sedimentary matrix of the ocean beaches of Maranhão Island. The methodology of the work was based on a survey of bibliographic data and field work (permeability tests with water, lubricating oil and S10 diesel oil, collection of sediments) on the beaches from May 2021 to June 2022. After the stage of collections, laboratory analyzes and data interpretation were performed. The permeability results as a function of tidal variation indicated that among all beaches there were significant variations in the coefficients in the high syzygy tide zones (MAS) and low syzygy tide zone (MBS). In the MAS zone, Ponta d’Areia and Calhau Beaches presented the highest permeability coefficients among all beaches, while in MBS, there were less variations in the values found on the beaches, compared to the MAS zone. The beaches of Calhau, Caolho and Olho d'Água presented the lowest permeability values. In the test carried out with S10 diesel oil, the permeability exhibited a coefficient of K = 0.00024, and its infiltration plume presented a rounded ellipsoidal shape. The test carried out with the lubricating oil 10W40, the permeability obtained an index of K = 0.00001. In general, the results obtained show that the permeability coefficients showed dissimilarities in different areas of the beach, where the permeability exhibited its highest values in the MAS zone on all beaches, while in the MBS zones the permeability exhibited lower coefficients. In cases of eventual spills of hydrocarbon derivatives that reach the beaches of Ilha do Maranhão, the water table would be more vulnerable to contamination by hydrocarbon derivatives with less density, such as S10 diesel, considering that the less viscous the derivative, the more and its penetration in the beach face.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5820
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