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Título: Memórias da educação básica na formação inicial do professor: exercício reflexivo sobre as dificuldades no processo de ensino aprendizagem de evolução
Título(s) alternativo(s): Memories of basic education in initial teacher training: a reflective exercise on the difficulties in the evolution teaching-learning process
Autor(es): CONCEIÇÃO, Diego Silva da
Palavras-chave: educação básica;
memórias pré-profissionais;
ensino de evolução;
basic education;
pre-professional memories;
teaching evolution.
Data do documento: 29-Jul-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: O ensino e aprendizagem da Biologia atrelada aos eixos temáticos de Evolução no ensino básico e superior são indispensáveis para a formação do futuro docente. Estes saberes perpassam pela educação por um processo sistematizado e em cada nível desempenham um papel agregador para o conhecimento da Biologia. O uso das memórias pré profissionais dos licenciandos como uma estratégia didática pedagógica oferece subsídios para revelar a percepção dos educandos acerca do contexto social e cultural escolar por eles vivenciados na formação básica nas aulas de evolução, possibilitando o entendimento das dificuldades do ensino e da aprendizagem, promovendo reflexões sobre as ações pedagógicas presentes no contexto escolar, de forma a aperfeiçoar a formação de sua identidade profissional. Esta pesquisa teve o objetivo de analisar as experiências pré profissionais de licenciandos no contato com o ensino de evolução na educação básica, identificando as práticas pedagógicas presentes nas memórias dos estudantes que marcaram sua formação escolar. A pesquisa é do tipo qualitativa exploratória para examinar o potencial pedagógico das memórias pré-profissionais, utilizando como instrumento para coleta de dados o Google Formulários em que foi elaborado produções textuais por licenciandos sobre o ensino de evolução na educação básica. Os relatos dos licenciandos sobre as experiências presentes nas suas memórias foram analisados por meio da nuvem de palavras e análise da Classificação Hierárquica Descendente (CHD) utilizando o software IRAMUTEQ. Foram examinadas 61 produções textuais que demonstraram que o ensino de evolução está bastante descontextualizado, além disso, observou-se que fatores socioeconômicos e culturais são importantes pois influenciam na realidade apresentada por cada discente. A falta de professores formados na área e a má qualidade na formação do professor contribuem negativamente para o de ensino de evolução na educação básica. As memórias dos estudantes contribuíram para uma elucidação dos principais problemas identificados no grupo estudado e os fatores que acarretam as dificuldades no ensino de evolução na educação básica.___ABSTRACT The teaching and learning of Biology linked to the thematic axes of Evolution in basic and higher education are indispensable for the training of future teachers. This knowledge goes through education through a systematized process and at each level it plays an aggregating role for the knowledge of Biology. The use of undergraduates' pre professional memories as a didactic pedagogical strategy offers subsidies to reveal the students' perception of the school social and cultural context experienced during their basic education in evolution classes, enabling the understanding of teaching and learning difficulties, promoting reflections on the pedagogical actions present in the school context, in order to improve the formation of their professional identity. This research aimed to analyze the pre-professional experiences of undergraduate students in contact with the teaching of evolution in basic education, identifying the pedagogical practices present in the students' memories that marked their schooling. The research is qualitative exploratory to examine the pedagogical potential of pre-professional memories, using as instrument for data collection Google Forms in which textual productions were elaborated by undergraduate students about the teaching of evolution in basic education. The undergraduates' accounts of the experiences present in their memories were analyzed by means of word cloud and Descending Hierarchical Classification (DHC) analysis using IRAMUTEQ software. Sixty-one textual productions were examined and showed that the teaching of evolution is very decontextualized; moreover, it was observed that socioeconomic and cultural factors are important because they influence the reality presented by each student. The lack of teachers trained in the area and the poor quality of teacher training contribute negatively to the teaching of evolution in basic education. The students' memories contributed to an elucidation of the main problems identified in the group studied and the factors that cause difficulties in the teaching of evolution in basic education.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5827
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

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