Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5839
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA NETO, Joaquim José da-
dc.date.accessioned2022-11-22T15:45:01Z-
dc.date.available2022-11-22T15:45:01Z-
dc.date.issued2019-11-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5839-
dc.descriptionABSTRACT Introduction: Medical practice can be divided into several areas as it deepens. Therefore, the choice of specialty is fundamental for a doctor in training. The identification with the most varied specialties depends on several aspects. Therefore, it is essential to know what these factors are and how they influence students to have a predilection for some areas over others. Rationale: It is of great importance to analyze the academics' understanding of their vocation and its influence on the student. The purpose is to predict new trends in the distribution of professionals, as well as to understand the importance of aspects present in medical education and characteristics of each individual's profile. By investigating the motivational factors, there will be a better understanding of the students' perception, thus being able to direct, even, new didactics and implement measures that optimize medical education. Objective: To evaluate the factors that permeate the student and their influences when choosing a medical career, comparing students from different stages of the course, and to analyze whether there is a new trend in medical distribution among specialties. Method: This is a quantitative, cross-sectional and descriptive study, carried out with medical students from all course cycles (basic cycle, clinical cycle, and internship) enrolled at the Federal University of Maranhão - Imperatriz Campus. We intend to collect a sample of 150 students from a population of 324 students, with a margin of error of 6% and a confidence level of 95%. Variables will be used to trace the economic profile, gender and the specialty of greatest affinity. The research will occur through the application of questionnaires to the students, having previously explained the objectives and the importance of the research, the right to not participate, and then the collected data will be tabulated and stored in an electronic spreadsheet with the aid of the program IBM SPSS Statistics Base 22®. Expected results and impact: Medical education, when perceiving the aspects worked on, will be able to open a range of discussions and activities aimed at discussing the medical vocation and its propensities, which is something positive, as long as it does not happen too early and the training aims, first of all, at generalist training as the basis for the good doctor. The current trend continues giving preference to specialties with more flexible workloads. In relation to gender, there are also propensities, with careers predominantly female: Dermatology, Endocrinology; and other careers predominantly male: Urology, Orthopedics and General Surgery. The present research can provide a forecast in the medical distribution in the state of Maranhão and understand the factors that influence the preference of students by analyzing how it changes during the course.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Introdução: A atuação médica pode se dividir em diversas áreas a medida em que se aprofunda. Portanto, a escolha da especialidade é fundamental para um médico em formação. A identificação com as mais variadas especialidades depende de diversos aspectos. Por isso, é essencial conhecer quais são esses fatores e como eles influenciam os alunos a ter predileção por algumas áreas em detrimento a outras. Justificativa: É de grande importância analisar a compreensão do acadêmico a respeito da sua vocação e a sua influência sobre o aluno. O propósito é prever novas tendências na distribuição dos profissionais, como também, procurar entender a importância de aspectos presentes na educação médica e características do perfil de cada indivíduo. Ao investigar os fatores motivacionais haverá um melhor entendimento da percepção dos alunos, dessa forma, podendo direcionar, até mesmo, novas didáticas e implementar medidas que otimizem a educação médica. Objetivo: Avaliar os fatores que permeiam o aluno e suas influências ao escolher a carreira médica a ser seguida, podendo comparar alunos de diversas etapas do curso, além de analisar se há uma nova tendência na distribuição médica entre as especialidades. Método: Trata-se de um estudo quantitativo, transversal e descritivo, realizado com estudantes de Medicina, de todos os ciclos do curso (ciclo básico, ciclo clínico, e o internato) matriculados na Universidade Federal do Maranhão-Campus Imperatriz. Pretende-se colher uma amostra de 150 discentes de uma população de 324 alunos, com uma margem de erro de 6% e nível de confiança de 95%. Será empregado variáveis para traçar o perfil econômico, o gênero e a especialidade de maior afinidade. A pesquisa ocorrerá através da aplicação de questionários aos estudantes, havendo previamente a explanação dos objetivos e a importância da pesquisa, o direito de não participação, e em seguida os dados coletados serão tabulados e armazenados em uma planilha eletrônica com o auxílio do programa IBM SPSS Statistics Base 22®. Resultados e impactos esperados: A educação médica ao perceber os aspectos trabalhados poderá abrir um leque de discussões e atividades que visem discutir a vocação médica e suas propensões, que é algo positivo, desde que não aconteça muito precocemente e a formação vise, antes de tudo, a formação generalista como base para o bom médico. A tendência atual segue dando preferência a especialidades com carga horária mais flexível. Em relação ao gênero, também há propensões, com carreiras predominantemente femininas: Dermatologia, Endocrinologia; e outras carreiras com predomínio masculino: Urologia, Ortopedia e Cirurgia Geral. A presente pesquisa pode proporcionar uma previsão na distribuição médica no estado do Maranhão e entender os fatores que influenciam a preferência dos alunos analisando como ela se modifica no decorrer do curso.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectespecialidades;pt_BR
dc.subjectvocação;pt_BR
dc.subjecteducação médica;pt_BR
dc.subjectspecialties;pt_BR
dc.subjectvocation;pt_BR
dc.subjectmedical education.pt_BR
dc.titleVocação na medicina: avaliação motivacional na escolha da residência médica entre estudantes de medicina no Maranhãopt_BR
dc.title.alternativeVocation in medicine: motivational evaluation in the choice of medical residency among medical students in Maranhãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Medicina do Campus de Imperatiz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOAQUIMJOSÉDASILVANETO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.