Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5851
Título: Videoaula como recurso auxiliar no ensino-aprendizagem da botânica
Título(s) alternativo(s): Video class as an auxiliary resource in the teaching-learning of botany
Autor(es): SANTOS, Maria do Livramento da Silva
Palavras-chave: ensino de Biologia;
ensino remoto;
ferramentas pedagógicas;
mídias digitais.
biology teaching;
remote teaching;
pedagogical tools;
digital media.
Data do documento: 28-Jul-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Resumo Atualmente, o uso de videoaula cresceu bastante na educação brasileira, principalmente com o ensino remoto, tornando-se um importante recurso didático. O estudo teve como objetivo analisar a utilização da videoaula como recurso auxiliar no ensino-aprendizagem da botânica, a fim de verificar a eficácia dessa ferramenta pedagógica na aprendizagem de alunos do ensino médio. Foi elaborado um questionário de 10 questões no Google Forms de caráter objetivo. O programa de planilha eletrônica Microsoft Excel foi usado para armazenamento e análise dos dados e os resultados foram interpretados através de gráficos. Conclui-se que a videoaula é um recurso auxiliar eficiente no ensino-aprendizagem da botânica, sendo uma ferramenta pedagógica eficaz na aprendizagem dos alunos do ensino médio.
Descrição: Abstract Currently, the use of video lessons has grown a lot in Brazilian education, especially with remote teaching, becoming an important didactic resource. The study aimed to analyze the use of video lessons as an auxiliary resource in the teaching and learning of botany, in order to verify the effectiveness of this pedagogical tool in the learning of high school students. An objective questionnaire of 10 questions was prepared in Google Forms. The Microsoft Excel spreadsheet program was used for data storage and analysis and the results were interpreted using graphics. It is concluded that the video lesson is an efficient auxiliary resource in the teaching and learning of botany, being an effective pedagogical tool in the learning of high school students.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5851
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIADOLIVRAMENTODASILVASANTOS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso443,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.