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http://hdl.handle.net/123456789/5869
Título: | IDENTIDADE CULTURAL E A REPRESENTAÇÃO DE ÁFRICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A PERCEPÇÃO DO AFRODANCE COMO SIGNO CULTURAL AFRICANO EM UM GRUPO DE DANÇA EM SÃO LUÍS, POR MEIO DO CODESIGN |
Título(s) alternativo(s): | CULTURAL IDENTITY AND THE REPRESENTATION OF AFRICA: A CASE STUDY ON THE PERCEPTION OF AFRODANCE AS AN AFRICAN CULTURAL SIGN IN A DANCE GROUP OF SÃO LUÍS, THROUGH THE CODESIGN |
Autor(es): | OSEI, Joseph Kwabena |
Palavras-chave: | Afrodance; Codesign; Identidade cultural; Ferramentas Afrodance; Codesign; Cultural identity; Tools |
Data do documento: | 19-Abr-2022 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema “Identidade cultural e a representação de África: um estudo de caso sobre a percepção do Afrodance como signo cultural africano em um grupo de dança em São Luís, por meio do Codesign”, em que o objetivo é compreender, a partir da ferramenta do Codesign, como um grupo de dançarinos que possuem contato com o Afrodance percebem a identidade cultural africana por meio da dança e elementos visuais. Neste sentido, para poder entender o que é considerado como africano no Afrodance, foi criado o grupo focal. A metodologia adotada baseia-se em um estudo de caso e classifica-se como uma pesquisa qualitativa, cujos objetivos são de natureza descritiva. Caracteriza-se, ainda, pela abordagem de Codesign, na qual foram utilizados métodos de coleta de informação sobre como se dão os processos de identificação de signos identitários africanos a partir da vivência do Afrodance. Percebeu-se várias aproximações e diferenciações entre a teoria sobre identidade cultural no campo do design e o material coletado na pesquisa. No final desta pesquisa, percebeu-se que através do Afrodance, um grupo de praticantes desta dança conseguiu perceber a identidade cultural africana por meio de alguns elementos da comunicação visual e ferramentas do design. Por meio desta pesquisa, foi perceptível que a identidade cultural está diretamente ou indiretamente ligada a vários conceitos tais como a alegria, comunidade, diáspora, cor, forma e direção, o movimento etc. e principalmente o design. |
Descrição: | The present work has as its theme “Cultural identity and the representation of Africa: A case study on the perception of Afrodance as an African cultural sign in a dance group in São Luís, through Codesign”. Where the objective is to understand from a Codesign tool, how a group of dancers who have contact with Afrodance perceive the African cultural identity through dance and visual elements. In this sense, in order to understand what is considered African in Afrodance, the focus group was created. The methodology adopted is based on a case study and is classified as qualitative research, whose objectives are descriptive in nature. It is also characterized by the co-design approach, in which methods were used to collect information on how the processes of identifying African identity signs take place based on the experience of Afrodance. Several similarities and differences were noticed between the theory of cultural identity in the field of design and the material collected in the research. At the end of this research, it was possible to perceive that through Afrodance, a group of practitioners of this dance managed to identify and perceive the African cultural identity through some elements of visual communication and design tools. Through this research, it was possible to perceive that cultural identity is directly or indirectly linked to various concepts such as joy, community, diaspora, color, shape and direction, movement, etc. and mainly design. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/5869 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Design do Campus do Bacanga |
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