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http://hdl.handle.net/123456789/5872
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | JESUS, Rayana Mota de | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-02T11:01:51Z | - |
dc.date.available | 2022-12-02T11:01:51Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-24 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/5872 | - |
dc.description | This article presents an experience report of a project activity in Design for Education, under the perspective of Inclusive Design. From the production of an educational material (boards and characters), developed to help elementary school teachers in the storytelling activity, it was sought to verify the interaction involved in the process of story interpretation by children, using a method developed by Arizpe and Styles (2012). A pilot test was conducted in a school specialized in inclusive elementary education, located in São Luís - MA - Brazil, and counted with the participation of children from 06 to 07 years old with different visual abilities (children with low vision and children without visual impairment). As a result, the importance of inclusive design in educational materials is highlighted, because this type of project practice promotes students, regardless of their visual abilities, the possibility of reading and interpreting the elements of the narrative in a collective activity. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta um relato de experiência de atividade projetual em Design para Educação, sob perspectiva do Design Inclusivo. A partir da produção de um material paradidático (pranchas e personagens), elaborado para auxiliar os professores do Ensino Fundamental na atividade de contação de histórias, buscou-se verificar a interação envolvida no processo de interpretação da história pelas crianças, utilizando um método desenvolvido por Arizpe e Styles (2012). Um teste piloto foi realizado em uma escola especializada no ensino fundamental inclusivo, localizada em São Luís - MA – Brasil, e contou com a participação de crianças de 06 a 07 anos com distintas capacidades visuais (crianças com baixa visão e crianças sem deficiência visual). Como resultado, se destaca a importância do design inclusivo em materiais paradidáticos, pois este tipo de prática projetual promove aos estudantes, independentemente de suas capacidades visuais, a possibilidade de leitura e interpretação dos elementos da narrativa em uma atividade coletiva. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | design para a educação; | pt_BR |
dc.subject | design inclusivo; | pt_BR |
dc.subject | material paradidático; | pt_BR |
dc.subject | ensino fundamental; | pt_BR |
dc.subject | deficiência visual | pt_BR |
dc.subject | design for education; | pt_BR |
dc.subject | inclusive design; | pt_BR |
dc.subject | paradidactic material; | pt_BR |
dc.subject | elementary education; | pt_BR |
dc.subject | visual impairment | pt_BR |
dc.title | PARA ONDE VAI A ESTRELA ESTELA? DESIGN DE MATERIAL PARADIDÁTICO INCLUSIVO PARA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA | pt_BR |
dc.title.alternative | WHERE DOES THE ESTELA STAR GO? DESIGN OF INCLUSIVE PARADIDACTIC MATERIAL FOR HISTORY TELLING | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Design do Campus do Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Rayana Mota de Jesusvec.pdf | TCC de Graduação | 9,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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