Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5872
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJESUS, Rayana Mota de-
dc.date.accessioned2022-12-02T11:01:51Z-
dc.date.available2022-12-02T11:01:51Z-
dc.date.issued2022-06-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5872-
dc.descriptionThis article presents an experience report of a project activity in Design for Education, under the perspective of Inclusive Design. From the production of an educational material (boards and characters), developed to help elementary school teachers in the storytelling activity, it was sought to verify the interaction involved in the process of story interpretation by children, using a method developed by Arizpe and Styles (2012). A pilot test was conducted in a school specialized in inclusive elementary education, located in São Luís - MA - Brazil, and counted with the participation of children from 06 to 07 years old with different visual abilities (children with low vision and children without visual impairment). As a result, the importance of inclusive design in educational materials is highlighted, because this type of project practice promotes students, regardless of their visual abilities, the possibility of reading and interpreting the elements of the narrative in a collective activity.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta um relato de experiência de atividade projetual em Design para Educação, sob perspectiva do Design Inclusivo. A partir da produção de um material paradidático (pranchas e personagens), elaborado para auxiliar os professores do Ensino Fundamental na atividade de contação de histórias, buscou-se verificar a interação envolvida no processo de interpretação da história pelas crianças, utilizando um método desenvolvido por Arizpe e Styles (2012). Um teste piloto foi realizado em uma escola especializada no ensino fundamental inclusivo, localizada em São Luís - MA – Brasil, e contou com a participação de crianças de 06 a 07 anos com distintas capacidades visuais (crianças com baixa visão e crianças sem deficiência visual). Como resultado, se destaca a importância do design inclusivo em materiais paradidáticos, pois este tipo de prática projetual promove aos estudantes, independentemente de suas capacidades visuais, a possibilidade de leitura e interpretação dos elementos da narrativa em uma atividade coletiva.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectdesign para a educação;pt_BR
dc.subjectdesign inclusivo;pt_BR
dc.subjectmaterial paradidático;pt_BR
dc.subjectensino fundamental;pt_BR
dc.subjectdeficiência visualpt_BR
dc.subjectdesign for education;pt_BR
dc.subjectinclusive design;pt_BR
dc.subjectparadidactic material;pt_BR
dc.subjectelementary education;pt_BR
dc.subjectvisual impairmentpt_BR
dc.titlePARA ONDE VAI A ESTRELA ESTELA? DESIGN DE MATERIAL PARADIDÁTICO INCLUSIVO PARA CONTAÇÃO DE HISTÓRIApt_BR
dc.title.alternativeWHERE DOES THE ESTELA STAR GO? DESIGN OF INCLUSIVE PARADIDACTIC MATERIAL FOR HISTORY TELLINGpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Design do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rayana Mota de Jesusvec.pdfTCC de Graduação9,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.