Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5873
Título: VALORIZAÇÃO DA CULTURA MARANHENSE NO AMBIENTE DE ENSINO PÚBLICO PARA CRIANÇAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO
Título(s) alternativo(s): VALORIZATION OF MARANHENSE CULTURE IN THE PUBLIC SCHOOL ENVIRONMENT FOR CHILDREN IN THE LITERACY PHASE
Autor(es): LUZ, Rodrigo dos Reis da
Palavras-chave: Design. Cultura;
Livro Ilustrado;
Design Gráfico;
Ilustração Infantil
Design;
Culture;
Picture Book;
Graphic Design;
Illustration;
Children's
Data do documento: 30-Mai-2022
Editor: UFMA
Resumo: Os livros ilustrados, tal qual o design gráfico, trabalham promovendo imagem e texto para propagar uma informação ou para intuito de entretenimento. Nesse trabalho, a problemática equivale ao enaltecimento da cultura local, empregando uma conduta diferente no jeito que esse conteúdo é retratado. O livro ilustrado pode sensibilizar o leitor e cativá-lo para esse tipo de leitura. A princípio, este estudo procura contextualizar uma parte da cultura maranhense através de pesquisas bibliográficas, indicando como se constituem, qual a simbologia que carregam, exemplos de alguns carros chefes culturais e de que forma se relacionam com o propósito do trabalho. Posteriormente, é definido o foco institucional e porquê do uso do Design como um instrumento para criação de um livro ilustrado infantil e demonstra como o encontro dessas duas áreas pode acarretar em um produto de melhor compreensão e mais quisto pelo público determinado. Por fim, foram desenvolvidas as ilustrações manuseando as ferramentas do design e dos trechos culturais escolhidos, estabelecendo um posicionamento para o seu produto no meio dos já presentes no mercado.
Descrição: Illustrated books, like graphic design, work by promoting image and text to spread information or for entertainment purposes. In this work, the problem is equivalent to the exaltation of the local culture, employing a different behavior in the way this content is portrayed. The illustrated book can sensitize the reader and captivate him for this type of reading. At first, this study seeks to contextualize a part of Maranhão's culture through bibliographical research, indicating how they are constituted, what symbology they carry, examples of some cultural flagships and how they relate to the purpose of the work. Subsequently, the institutional focus is defined and why the use of Design as an instrument for the creation of a children's illustrated book is defined and demonstrates how the meeting of these two areas can lead to a product that is better understood and more popular by the determined public. Finally, the illustrations were developed by handling the design tools and the chosen cultural excerpts, establishing a position for your product among those already present in the market.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5873
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Design do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RODRIGO DOS REIS DA LUZvec.pdfTCC de Graduação15,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.