Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/5888
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | BARROS, Gabriella de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-14T13:54:01Z | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-14T13:54:14Z | - |
dc.date.available | 2022-12-14T13:54:01Z | - |
dc.date.available | 2022-12-14T13:54:14Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-26 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/5888 | - |
dc.description.abstract | RESUMO Tem-se observado que os alunos que ingressam no ensino superior apresentam mudanças em seu comportamento, sendo uma geração com mais oportunidades de acesso pelo digital. Essa mudança no perfil discente torna necessário que os docentes aprimorem seus métodos de ensino buscando metodologias flexíveis de ensino e aprendizagem que propiciem formação humanística e social. As metodologias ativas de aprendizagem são uma alternativa ao modelo tradicional de ensino baseado em aulas expositivas onde o professor fala e o aluno escuta. O presente trabalho relata uma intervenção feita nas disciplinas de Operações Unitárias II e Operações de Separação II, dos cursos de Engenharia Química e Química Industrial, da Universidade Federal do Maranhão, onde foram produzidos vídeos educacionais para que os alunos tivessem uma visão complementar dos processos de separação de forma didática e simples. Após assistirem aos vídeos, os alunos foram convidados a responder um questionário acerca da utilidade e conteúdo do material apresentado. Os resultados mostraram-se positivos, os alunos mostraram-se adeptos ao material, mas a prática não se equivale sozinha e sim como ferramenta complementar do ensino expositivo e de resolução de exercícios em sala de aula.___ABSTRACT It has been observed that students who enter higher education show changes in their behavior, since they are a generation with more opportunities for digital access. This change in the student profile makes it necessary for professors to improve their teaching methods, seeking flexible teaching and learning methodologies that provide humanistic and social training. Active learning methodologies are an alternative to the traditional teaching model based on lectures where the teacher speaks and the student listens. The present work reports an intervention made in the disciplines of Unit Operations II and Separation Operations II, of the Chemical Engineering and Industrial Chemistry courses, at the Federal University of Maranhão, where educational videos were produced so that students had a complementary view of the separation processes in a didactic and simple way. After watching the videos, the students were invited to answer a questionnaire about the usefulness and content of the material presented. The results were positive, the students were adept at the material, but the practice does not work alone, but as a complementary tool for expository teaching and classroom solving exercises. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | metodologias ativas de aprendizagem; | pt_BR |
dc.subject | sala de aula invertida; | pt_BR |
dc.subject | vídeos educacionais; | pt_BR |
dc.subject | operações de separação; | pt_BR |
dc.subject | active learning methodologies; | pt_BR |
dc.subject | flipped classroom; | pt_BR |
dc.subject | educational vídeos; | pt_BR |
dc.subject | separation operations. | pt_BR |
dc.title | Vídeos educacionais: uma ferramenta no processo de ensino aprendizagem de operações de separação | pt_BR |
dc.title.alternative | Educational videos: a tool in the teaching-learning process of separation operations | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Engenharia Química do Campus do Bacanga TCCs de Graduação em Engenharia Química do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GABRIELLADEALMEIDABARROS.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.