Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5888
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBARROS, Gabriella de Almeida-
dc.date.accessioned2022-12-14T13:54:01Z-
dc.date.accessioned2022-12-14T13:54:14Z-
dc.date.available2022-12-14T13:54:01Z-
dc.date.available2022-12-14T13:54:14Z-
dc.date.issued2022-07-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5888-
dc.description.abstractRESUMO Tem-se observado que os alunos que ingressam no ensino superior apresentam mudanças em seu comportamento, sendo uma geração com mais oportunidades de acesso pelo digital. Essa mudança no perfil discente torna necessário que os docentes aprimorem seus métodos de ensino buscando metodologias flexíveis de ensino e aprendizagem que propiciem formação humanística e social. As metodologias ativas de aprendizagem são uma alternativa ao modelo tradicional de ensino baseado em aulas expositivas onde o professor fala e o aluno escuta. O presente trabalho relata uma intervenção feita nas disciplinas de Operações Unitárias II e Operações de Separação II, dos cursos de Engenharia Química e Química Industrial, da Universidade Federal do Maranhão, onde foram produzidos vídeos educacionais para que os alunos tivessem uma visão complementar dos processos de separação de forma didática e simples. Após assistirem aos vídeos, os alunos foram convidados a responder um questionário acerca da utilidade e conteúdo do material apresentado. Os resultados mostraram-se positivos, os alunos mostraram-se adeptos ao material, mas a prática não se equivale sozinha e sim como ferramenta complementar do ensino expositivo e de resolução de exercícios em sala de aula.___ABSTRACT It has been observed that students who enter higher education show changes in their behavior, since they are a generation with more opportunities for digital access. This change in the student profile makes it necessary for professors to improve their teaching methods, seeking flexible teaching and learning methodologies that provide humanistic and social training. Active learning methodologies are an alternative to the traditional teaching model based on lectures where the teacher speaks and the student listens. The present work reports an intervention made in the disciplines of Unit Operations II and Separation Operations II, of the Chemical Engineering and Industrial Chemistry courses, at the Federal University of Maranhão, where educational videos were produced so that students had a complementary view of the separation processes in a didactic and simple way. After watching the videos, the students were invited to answer a questionnaire about the usefulness and content of the material presented. The results were positive, the students were adept at the material, but the practice does not work alone, but as a complementary tool for expository teaching and classroom solving exercises.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectmetodologias ativas de aprendizagem;pt_BR
dc.subjectsala de aula invertida;pt_BR
dc.subjectvídeos educacionais;pt_BR
dc.subjectoperações de separação;pt_BR
dc.subjectactive learning methodologies;pt_BR
dc.subjectflipped classroom;pt_BR
dc.subjecteducational vídeos;pt_BR
dc.subjectseparation operations.pt_BR
dc.titleVídeos educacionais: uma ferramenta no processo de ensino aprendizagem de operações de separaçãopt_BR
dc.title.alternativeEducational videos: a tool in the teaching-learning process of separation operationspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Engenharia Química do Campus do Bacanga
TCCs de Graduação em Engenharia Química do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELLADEALMEIDABARROS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.