Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5908
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTORRES, Maria Neusa Souza-
dc.date.accessioned2022-12-15T14:14:42Z-
dc.date.available2022-12-15T14:14:42Z-
dc.date.issued2021-04-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5908-
dc.descriptionThe present work, which has as its theme: “Learning Difficulty: factors responsible for the difficulty of reading and writing from the 2nd to the 5th year of Elementary Education in public schools in Grajaú, Maranhão” aimed to understand how learning difficulties in reading and writing are perceived by teachers. In addition to analyzing how teachers perceive learning difficulties, investigating the practices used by teachers to facilitate learning and identifying educators' opinions regarding reading and writing difficulties. subsequently a field research with application of semi-structured interviews. With the results obtained, it is possible to perceive the importance of teachers in this process of identifying students' difficulties and guiding them in the process of building knowledge, in addition to guiding parents about possible measures to remedy or alleviate such difficulties. The research leaves open possible further studies on the topic discussed and its contribution to teachers and education in general.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho que tem como tema: “Dificuldade de Aprendizagem: fatores responsáveis pela dificuldade de leitura e escrita do 2º ao 5 º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas de Grajaú, Maranhão” teve como objetivos compreender como as dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita são percebidas pelos os professores. Além de analisar como os professores percebem a dificuldade de aprendizagem, investigar quais as práticas utilizadas pelos professores para facilitar aprendizagem e identificar a opinião dos educadores em relação as dificuldades de leitura e escrita, Para alcançar os objetivos propostos realizou-se uma pesquisa de bibliográfica e posteriormente uma pesquisa de campo com aplicação de entrevistas semiestruturadas. Com os resultados obtidos pode-se perceber a importância dos professores neste processo de identificação das dificuldades dos alunos e orientá-los no processo de construção do conhecimento, além de orientar os pais acerca de possíveis medidas para sanar ou amenizar tais dificuldades. A pesquisa deixa em abertos possíveis estudos posteriores acerca da temática discutida e sua contribuição para os professores e educação de modo geral.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental;pt_BR
dc.subjectDificuldade de Aprendizagem;pt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectElementary school;pt_BR
dc.subjectLearning Difficulty;pt_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.titleDIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: fatores responsáveis pela dificuldade de leitura e escrita do 2º ao 5 º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas de Grajaú, Maranhãopt_BR
dc.title.alternativeLEARNING DIFFICULTY: factors responsible for learning difficulties reading and writing from the 2nd to the 5th year of elementary school in public schools in Grajaú, Maranhaopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Neusa S.T. de Carvalho.pdfTCC de Graduação17,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.