Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5916
Título: Perfil Clínico e Epidemiológico dos pacientes atendidos em uma Unidade de Pronto Atendimento 24 horas
Título(s) alternativo(s): Clinical and epidemiological profile of patients seen at a 24-hour Emergency Care Unit
Autor(es): ROMERO, Murilo Lima Diniz Barbosa
Palavras-chave: Unidades de Pronto Atendimento;
Urgência e Emergência;
Classificação de Risco;
adequação da demanda.
Emergency Care Units;
Emergency;
Risk Classification;
adequacy of demand.
Data do documento: 5-Dez-2017
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Resumo: Analisou-se o perfil dos pacientes atendidos em uma UPA no município de Imperatriz/MA no biênio 2015/2016, por meio das variáveis: Sexo, Idade, Queixa Principal, Horário da Consulta e Classificação de Risco. Realizou-se um estudo retrospectivo e transversal, a partir de dados do sistema de registros eletrônicos da unidade. Encontrou-se uma prevalência de pacientes do sexo feminino(59,6%), na faixa etária de 16 a 30 anos(29,9%), a queixa principal foi a cefaleia(11,7%), predominaram as consultas entre 19 e 23:59 horas(32,8%). 76,5% foram considerados demanda inadequada, segundo o sistema de acolhimento com classificação de risco(ACCR), enquanto que 23,5% foram demanda adequada. Os resultados apontam para a necessidade de uma maior integração entre a UPA e outros componentes assistenciais da rede de saúde, de modo a atender uma demanda pertinente e ofertar um serviço de qualidade.
Descrição: Abstract:The profile of patients treated at a UPA in the municipality of Imperatriz/MA in the 2015/2016 biennium was analyzed using the following variables: Sex, Age, Main Complaint, Consultation Schedule and Risk Classification. A retrospective and cross-sectional study was performed, based on data from the unit's electronic records system. There was a prevalence of female patients (59.6%), between the ages of 16 and 30 years (29.9%), the main complaint was headache (11.7%), consultations predominated among 19 and 23:59 hours (32.8%). 76.5% were considered inadequate demand, according to the host system with risk classification (ACCR), while 23.5% were adequate demand. The results point to the need for a greater integration between the UPA and other healthcare components of the health network, in order to meet relevant demand and provide a quality service.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5916
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Medicina do Campus de Imperatiz

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