Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5916
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorROMERO, Murilo Lima Diniz Barbosa-
dc.date.accessioned2022-12-15T16:52:42Z-
dc.date.available2022-12-15T16:52:42Z-
dc.date.issued2017-12-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5916-
dc.descriptionAbstract:The profile of patients treated at a UPA in the municipality of Imperatriz/MA in the 2015/2016 biennium was analyzed using the following variables: Sex, Age, Main Complaint, Consultation Schedule and Risk Classification. A retrospective and cross-sectional study was performed, based on data from the unit's electronic records system. There was a prevalence of female patients (59.6%), between the ages of 16 and 30 years (29.9%), the main complaint was headache (11.7%), consultations predominated among 19 and 23:59 hours (32.8%). 76.5% were considered inadequate demand, according to the host system with risk classification (ACCR), while 23.5% were adequate demand. The results point to the need for a greater integration between the UPA and other healthcare components of the health network, in order to meet relevant demand and provide a quality service.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Analisou-se o perfil dos pacientes atendidos em uma UPA no município de Imperatriz/MA no biênio 2015/2016, por meio das variáveis: Sexo, Idade, Queixa Principal, Horário da Consulta e Classificação de Risco. Realizou-se um estudo retrospectivo e transversal, a partir de dados do sistema de registros eletrônicos da unidade. Encontrou-se uma prevalência de pacientes do sexo feminino(59,6%), na faixa etária de 16 a 30 anos(29,9%), a queixa principal foi a cefaleia(11,7%), predominaram as consultas entre 19 e 23:59 horas(32,8%). 76,5% foram considerados demanda inadequada, segundo o sistema de acolhimento com classificação de risco(ACCR), enquanto que 23,5% foram demanda adequada. Os resultados apontam para a necessidade de uma maior integração entre a UPA e outros componentes assistenciais da rede de saúde, de modo a atender uma demanda pertinente e ofertar um serviço de qualidade.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectUnidades de Pronto Atendimento;pt_BR
dc.subjectUrgência e Emergência;pt_BR
dc.subjectClassificação de Risco;pt_BR
dc.subjectadequação da demanda.pt_BR
dc.subjectEmergency Care Units;pt_BR
dc.subjectEmergency;pt_BR
dc.subjectRisk Classification;pt_BR
dc.subjectadequacy of demand.pt_BR
dc.titlePerfil Clínico e Epidemiológico dos pacientes atendidos em uma Unidade de Pronto Atendimento 24 horaspt_BR
dc.title.alternativeClinical and epidemiological profile of patients seen at a 24-hour Emergency Care Unitpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Medicina do Campus de Imperatiz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MURILOLIMADINIZBARBOSAROMERO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso529,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.