Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5919
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLIMA FILHO, Paulo Roberto Sotillo de-
dc.date.accessioned2022-12-15T17:15:15Z-
dc.date.available2022-12-15T17:15:15Z-
dc.date.issued2017-12-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5919-
dc.descriptionABSTRACT Through technological advances and political and socio-cultural modifications over the years, the educational perspectives are reshaped, using new teaching methods and expanding the number of vacancies. With these new educational environments, new challenges arise and so does the need for adaptation. Among the components that influence the learning process, we seek, in this study, to understand the students' perception of a new undergraduate course in Medicine regarding aspects of infrastructure, faculty and tutorials, informal curriculum, composed of academic groups organized by the students and the didactic-pedagogical organization. Our research involved a questionnaire with 31 items, whose answers corresponded to a Likert scale, involving 208 students properly enrolled from the second to eighth period. We divided them into two groups, one composed of students between the fifth and eighth periods (G2), who underwent a transition process between the mixed methodology, with traditional aspects and some active disciplines, and active methodology, and another by students from the second to the fourth period (G1), which have already started from the first period using the active methodologies. The students evaluated as satisfactory 41.9% of the items questioned and 19.3% of the items as unsatisfactory. The items that were most satisfactory related to interdisciplinary contents and approach, recommended bibliography, use of active methodologies, integration with the community, teaching practices, professor qualification and didactic equipment. The main points of disagreement between the groups related to didactic-pedagogical aspects, such as theory- practice articulation, interdisciplinary contents, curriculum flexibility, relevance of contents, integration with the community and practical activities. The students criticized the most issues related to the number of professors per student, teaching practices in the most advanced periods, library components and psycho-pedagogical support. In general, we can see that, despite the many difficulties encountered, in the context of a new course, there were more positives than negatives in the influence of learning. Nevertheless, the program needs some restructuring to ensure the best experience in the teaching-learning process.pt_BR
dc.description.abstractRESUMO Através do avanço tecnológico e das modificações políticas e socioculturais ao longo dos anos, as perspectivas educacionais vão se remodelando, com utilização de novas metodologias de ensino e ampliação do número de vagas. Com esses novos ambientes educacionais, surgem novos desafios e necessidade de adaptação. Dentre os componentes que influenciam no processo de aprendizagem, procuramos, neste estudo, compreender a percepção dos discentes de um novo curso de graduação em Medicina quanto aos aspectos de infraestrutura, do corpo docente e tutoriais, do currículo informal, composto por grupos acadêmicos organizados pelos próprios alunos e da organização didático-pedagógica. A pesquisa foi realizada por meio de questionário com 31 itens, cujas opções de resposta correspondiam a escala tipo Likert, envolvendo 208 alunos regularmente matriculados do segundo ao oitavo períodos. Estes foram divididos em dois grupos, um composto por alunos entre quinto e oitavo períodos (G2), que passaram por um processo de transição entre a metodologia mista, com aspectos tradicionais e algumas disciplinas ativas, para metodologia ativa, e outro por alunos do segundo ao quarto período (G1), que já iniciaram desde o primeiro período utilizando as metodologias ativas. Os alunos avaliaram como satisfatórios 41,9% dos itens questionados e 19,3% dos itens foram avaliados como insatisfatórios. Os itens que mais foram considerados satisfatórios estavam relacionados à interdisciplinaridade, bibliografia recomendada, uso de metodologias ativas, integração com a comunidade, práticas de ensino, titulação docente e equipamentos didáticos. Os principais pontos de discordância entre os grupos estão relacionados aos aspectos didático-pedagógicos, como articulação teoria-prática, interdisciplinaridade, flexibilidade curricular, pertinência dos conteúdos, integração com a comunidade e atividades práticas. Questões relacionadas ao número de docentes por alunos, às práticas de ensino nos períodos mais avançados, componentes da biblioteca e apoio psicopedagógico foram os mais criticados pelos alunos. De forma geral, podemos perceber que, apesar das diversas dificuldades encontradas, no contexto de um curso novo, houve mais pontos positivos que negativos na influência do aprendizado. Apesar disso, ainda são necessárias algumas reestruturações para garantir a melhor experiência no processo ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectEducação Médica;pt_BR
dc.subjectaprendizagem;pt_BR
dc.subjectAvaliação Educacional;pt_BR
dc.subjectensino;pt_BR
dc.subjectcurrículo.pt_BR
dc.subjecteducation;pt_BR
dc.subjectmedical;pt_BR
dc.subjectlearning;pt_BR
dc.subjectProgram Evaluation;pt_BR
dc.subjectteaching;pt_BR
dc.subjectcurriculum.pt_BR
dc.titlePerspectivas sobre o aprendizado na óptica de estudantes de medicina: análise do impacto de transição curricularpt_BR
dc.title.alternativePerspectives on learning through the optics of medical students: curriculum transition impact analysispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Medicina do Campus de Imperatiz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAULOROBERTOSOTILLODELIMAFILHO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso853,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.