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http://hdl.handle.net/123456789/5922
Título: | ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE URBANA NO CENTRO DA CIDADE DO GRAJAÚ – MA |
Título(s) alternativo(s): | ANALYSIS OF THE CONDITIONS OF MOBILITY AND ACCESSIBILITY IN THE CITY CENTER OF GRAJAÚ - MA |
Autor(es): | PINHEIRO, Talya da Silva |
Palavras-chave: | Mobilidade; Acessibilidade; Direito à Cidade; Grajaú/MA Mobility; Accessibility; Right to the city; Grajaú/MA |
Data do documento: | 19-Dez-2019 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | A cidade, considerada um ambiente organizado e construído para convivência em sociedade, sofre na atualidade diversos dilemas que resultam no questionamento se cumpre realmente ao seu propósito. O urbano como objeto de estudo da ciência geográfica deve contemplar a todos os ambientes, principalmente aos equipamentos de uso público. Tendo como base a construção de ambientes inclusos, saudáveis e possíveis de atender a todos sem qualquer exclusão social, o presente trabalho visa tratar da mobilidade e acessibilidade urbanas. A pesquisa discorreu sobre os referidos temas, associando aos ideais de Henri Lefebvre e o direito à cidade. O tema abordado na pesquisa está estritamente ligado ao Centro da cidade de Grajaú/MA, onde a pesquisa se relaciona a possíveis problemas à população que circula diariamente por esta localidade da cidade que, por sua vez, se converte em objeto de estudo privilegiado para a análise geográfica. A pesquisa além de abordar teóricos que já discorreram sobre a Mobilidade e Acessibilidade, também analisa as Leis Federais e Municipais, Normas Nacionais e as Políticas de Mobilidade e Acessibilidade Urbanas. Na parte empírica a pesquisa analisou os equipamentos urbanos localizados no bairro Centro e os relacionou e comparou às Normas Técnicas a serem seguidas. Ao analisar os equipamentos urbanos do local e realizar medições de rampas e calçadas, utilizando também como técnica o uso de fotografias. Constatou-se que a localidade estudada possui sérias deficiências em questão de mobilidade e acessibilidade urbanas. Além disso, foi verificado que a maioria das Leis que regem o país e o próprio município não é de fato cumprida e tão pouco há fiscalização, portanto, a maior parte dos equipamentos urbanos verificados na pesquisa não se encontrada em condições adequadas à acessibilidade. Observa-se um descaso por parte das autoridades competentes, nas diferentes esferas de poder, que, mesmo com documentos que prezam pelo bem-estar da população, isso não se aplica na prática. |
Descrição: | The city, considered an environment organized and built for coexistence in society, currently suffers several dilemmas that result in questioning whether it really fulfills its purpose. Urban as the object of study of geographical science should contemplate all environments, especially public use equipment. Based on the construction of environments included, healthy and possible to serve everyone without any social exclusion, this work aims to deal with urban mobility and accessibility. The research discussed these topics, associating the ideals of Henri Lefebvre and the right to the city. The theme addressed in the research is strictly linked to the city Center of Grajaú/MA, where the research relates to possible problems to the population that circulates daily through this locality of the city, which, in turn, becomes a privileged object of study for geographic analysis. The research in addition to addressing theorists who have already discussed Mobility and Accessibility, also analyzes federal and municipal laws, national standards and urban mobility and accessibility policies. In the empirical part the research analyzed the urban equipment located in the Centro neighborhood and related them and compared them to the Technical Standards to be followed. When analyzing the urban equipment of the place and performing measurements of ramps and sidewalks, also using photographs as a technique. It was found that the studied locality has serious deficiencies in urban mobility and accessibility. In addition, it was verified that most laws governing the country and the municipality itself are not in fact fulfilled and there is so little supervision, therefore, most of the urban equipment verified in the research was not found in conditions appropriate to accessibility. There is a disregard on the part of the competent authorities, in the different spheres of power, which, even with documents that value the well-being of the population, this does not apply in practice. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/5922 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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