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Título: Políticas de permanência no ensino superior público: experiências de discentes da UFMA/Codó
Título(s) alternativo(s): Permanence policies in public higher education: experiences of UFMA/Codó students
Autor(es): QUEIROZ, Francisco Tassio Salazar
Palavras-chave: políticas de permanência;
ensino superior.;
auxílio financeiro;
juventude codoense;
permanence policies;
higher education;
ifnancial aid;
codoense youth.
Data do documento: 26-Jul-2022
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO Este trabalho teve como objetivo discutir a importância das políticas de permanência no ensino superior junto aos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Humanas/História, da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, campus de Codó. Para o desenvolvimento da pesquisa, realizamos a revisão da literatura, a pesquisa e a aplicação de um questionário semiestruturado junto aos licenciandos do curso. Da análise realizada, quanto ao perfil dos acadêmicos, destacamos que prevalece a faixa etária de 20 a 30 anos; e a maioria dos participantes da pesquisa se autodeclaram pretos/pardos, e optaram pelo curso por conta do campus ser próximo de sua residência. Em se tratando das dificuldades enfrentadas pelos licenciandos pudemos identificamos que a conciliação de trabalho e estudo atrelado a outros problemas, em especial os financeiros, geram a retenção e a evasão. Quanto a importância das políticas de permanência, todos os licenciandos concordam que os programas e bolsas de auxílio financeiro foram fundamentais para a sua permanência no curso, bem como para sua formação profissional.___ABSTRACT This study aimed to discuss the importance of permanence policies in higher education with students of the Degree in Human Sciences/History, at the Federal University of Maranhão – UFMA, Codó campus. For the development of the research, we carried out a literature review, research and the application of a semi-structured questionnaire with the course's licentiate students. From the analysis carried out, regarding the profile of academics, we highlight that the age group between 20 and 30 years prevails; and most of the research participants declared themselves to be black/brown, and chose the course because the campus was close to their residence. In terms of the difficulties faced by the undergraduates, we could identify that the conciliation of work and study linked to other problems, especially financial ones, generate retention and evasion. As for the importance of permanence policies, all graduates agree that financial aid programs and scholarships were fundamental for their permanence in the course, as well as for their professional training.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5929
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TCCs de Graduação em Ciências Humanas do Campus de Codó

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