Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/5930
Título: | Mulheres, negras e professoras: representações de gênero, classe e “raça” pelo olhar de docentes da educação básica do município de Codó |
Título(s) alternativo(s): | Women, black women and teachers: representations of gender, class and “race” through the eyes of basic education teachers in the municipality of Codó |
Autor(es): | SANTOS, Josélia da Silva dos |
Palavras-chave: | lugar de fala; classe; mulher negra; professoras; raça; place of speech; class; black woman; teachers; breed. |
Data do documento: | 22-Mar-2022 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO Esta monografia resulta de pesquisa cujo foco incidiu sobre a trajetória de mulheres negras professoras da rede pública da cidade de Codó-MA, no intuito de aprofundar conhecimentos sobre as categorias gênero, “raça” e classe. A pesquisa possibilitou verificar indícios seculares de uma sociedade que ainda é fortemente marcada por preconceitos, racismo e sexismo. Na história recente do país sobretudo, após a redemocratização e a promulgação da Constituição Federal de 1988, as mulheres enfrentaram várias barreiras para conseguir chegar aos espaços de decisão e de poder, barreiras estas que não foram quebradas totalmente como muitos pensam. As mulheres ainda enfrentam problemas de diversos tipos: assédio, sobretudo no campo profissional, assim como violências físicas e psicológicas; é nessa perspectiva que as categorias gênero, classe e “raça” são chaves para compreensão da realidade das professoras que nessa pesquisa partilharam suas vivências. A investigação permite afirmar: a violência incide de modo mais abrasivo sobre mulheres negras. A problemática desta pesquisa analisou as categorias “raça”, gênero e classe social, fazendo uma ligação com as trajetórias educacionais de quatro mulheres professoras negras. A questão central da pesquisa foi: quais os desafios enfrentados por mulheres negras que lecionam em escolas públicas situadas no bairro Codó Novo? Assim compartilhamos as trajetórias dessas mulheres para promover reflexões e debates, bem como, mostrar a emergência de se quebrar o silêncio, a exclusão e os racismos, que permeiam a formação docente e a atuação na educação básica, vivenciada por elas e partilhadas em nossa pesquisa. Por fim, coube na análise uma orientação metodológica a partir da história oral, mediante aplicação de entrevistas semiestruturadas. Utilizamos o referencial teórico de Djamila Ribeiro, sobretudo, a noção de lugar de fala, além do aporte teórico de Angela Davis e Simone de Beauvoir.___ABSTRACT This monograph is the result of research whose focus was on the trajectory of black women teachers in the public network of the city of Codó-MA, in order to deepen knowledge about the categories gender, "race" and class. The research made it possible to verify secular signs of a society that is still strongly marked by prejudice, racism and sexism. In the country's recent history, especially after redemocratization and the enactment of the Federal Constitution of 1988, women face several barriers to reach decision-making and power spaces, barriers that have not been completely broken as many think. Women still face problems of different types: harassment, especially in the professional field, as well as physical and psychological violence; it is in this perspective that the categories gender, class and “race” are keys to understanding the reality of the teachers who shared their experiences in this research. The investigation allows us to affirm that violence affects black women more abrasively. The problem of this research aimed to analyze the categories "race", gender and social class, making a connection with the educational trajectories of four black women teachers. The central question of the research was: what are the challenges faced by black women who teach in public schools located in the Codó Novo neighborhood? Thus, we share the trajectories of these women to promote reflections and debates, as well as to show the emergence of breaking the silence, exclusion and racism that permeate teacher training and performance in basic education, experienced by them and shared in our research. Finally, a methodological orientation was analyzed based on oral history, through the application of semi-structured interviews. We used the theoretical framework of Djamila Ribeiro, above all, the notion of place of speech, in addition to the theoretical contribution of Angela Davis and Simone de Beauvoir. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/5930 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Humanas do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOSÉLIADASILVADOSSANTOS.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 899,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.