Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5933
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Raimundo Nonato Costa da-
dc.date.accessioned2022-12-21T01:10:01Z-
dc.date.available2022-12-21T01:10:01Z-
dc.date.issued2021-09-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5933-
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa monográfica aborda o tema Educação do Campo, apresentando as práticas pedagógicas em classes multisseriadas, tem o objetivo de investigar como os professores constroem suas práticas pedagógicas em classes multisseriadas dos anos finais do ensino fundamental na Escola municipal São Francisco, situada na comunidade São Félix, zona rural do município de Codó-MA. A pesquisa situa-se nos seguintes objetivos específicos: Identificar as práticas pedagógicas usadas pelos professores em classes multisseriadas para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem; Caracterizar as práticas pedagógicas adotadas pelos professores em classes multisseriadas no processo educativo; Analisar a dinâmica de ensino aprendizagem utilizadas pelos professores em classes multisseriadas. Os instrumentos metodológicos utilizados durante a pesquisa de campo foram à aplicação de questionários com dois professores da referida escola. O nosso estudo foi realizado observando o método de pesquisa qualitativa. Os resultados da pesquisa nos mostram a realidade enfrentada por professores e professoras em classes multisseriadas. Dentre os resultados encontrados podemos constatar que os professores preparam suas aulas magoritariamente com o auxílio do livro didático, com conteúdos urbanizados que não tem nada a ver com a realidade da comunidade. Nesse sentido, o ensino no campo ainda se encontra distante do que seria ideal para garantir a formação dos indivíduos campesinos. Entendemos que ainda são poucos os investimentos voltados para promover uma educação de qualidade ao povo que vive no meio rural. É preciso que haja mais interesse em melhorar a qualidade do ensino no campo.___ABSTRACT This monographic research addresses the theme Rural Education, presenting pedagogical practices in multigrade classes, aims to investigate how teachers build their pedagogical practices in multigrade classes in the final years of elementary school at Escola Municipal São Francisco, located in the São Francisco community. Félix, rural area of the municipality of Codó-MA. The research is based on the following specific objectives: Identify the pedagogical practices used by teachers in multigrade classes for the development of teaching and learning; To characterize the pedagogical practices adopted by teachers in multigrade classes in the educational process; To analyze the teaching-learning dynamics used by teachers in multigrade classes. The methodological instruments used during the field research were the application of questionnaires with two teachers from that school. Our study was carried out observing the qualitative research method. The research results show us the reality faced by professors in multigrade classes. Among the results found, we can see that teachers prepare their classes mostly with the help of the textbook, with urbanized content that has nothing to do with the reality of the community. In this sense, teaching in the countryside is still far from what would be ideal to guarantee the formation of rural individuals. We understand that there are still few investments aimed at promoting quality education to people living in rural areas. There needs to be more interest in improving the quality of education in the countryside.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjecteducação do campo;pt_BR
dc.subjectpráticas pedagógicas,pt_BR
dc.subjectclasses multisseriadas;pt_BR
dc.subjectrural education;pt_BR
dc.subjectpedagogical practices;pt_BR
dc.subjectmultigrade classes.pt_BR
dc.titleEducação do campo: práticas pedagógicas no ensino multisseriado, na escola São Francisco, comunidade São Félix Codó Maranhão.pt_BR
dc.title.alternativeField education: pedagogical practices in multi-grade teaching at São Francisco school, São Félix Codó Maranhão community.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Humanas do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAIMUNDOSILVA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.