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http://hdl.handle.net/123456789/5934
Título: | A leitura interativa como ferramenta de (re) socialização e remissão de apenados no município de Codó-MA |
Título(s) alternativo(s): | Interactive reading as a tool for (re)socialization and remission of convicts in the municipality of Codó-MA |
Autor(es): | DUAILIBE, Selma Maria Araújo do Nascimento |
Palavras-chave: | educação; leitura; remição; apenados; lacture; remission; captives. |
Data do documento: | 29-Ago-2022 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO No Brasil, o sistema prisional é ineficiente no que se refere à recuperação de pessoas privadas de liberdade, que se justifica pela forma como é aplicado e oferecido os programas e condições de ressocializações. Sabe-se que a educação é um direito de todos, mas em contrapartida há muitas barreiras para este acesso. No cárcere a educação é garantida por lei, além de influenciar na vida e no processo de ressocialização do apenado. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar se o ‘’Projeto leitura interativa-hábitos de leitura como condicionantes da remição de pena da unidade prisional de ressocialização do município de Codó-MA, está cumprindo com seus objetivos. Para tanto é necessário verificar quais atividades literárias são realizadas na Unidade Prisional de Ressocialização,identificar os desafios encontrados pela equipe pedagogica para a realizaçao do projeto de leitura, e analisar a importância do projeto para os apenados. Para este estudo busca-se compreender como é abordada a leitura no sistema penitenciário nacional por meio de dissertaçoes, teses, livros e periódicos e artigos relacionados a temática projeto de leitura para pessoas privadas de liberdade. Realisa-se então uma pesquisa de caráter bibliográfico, exploratório, qualitativa, entrevistas e questionário com os profissionais e educandos envolvidos. Diante disso, verifica-se o progresso de muitos apenados ao termino de cada obra literária lida, embora alguns tenham muitas dificuldades na produçao escrita. O que impõe a constatação de que o projeto contribui para a mudança de rotina, comportamento, além da possibilidade da redução de pena, mas não pode-se dizer que alcança todos os objetivos propostos no projeto, porem resgata autonomia e visa um futuro de mais possibilidades, por fim a leitura no ambiente prisional é um dos principais meios para a construção de conhecimento alem de oportunizar aos apenados um recomeço diante de uma nova mentalidade para o retorno ao convivio em sociedade .__ABSTRACT In Brazil, the prison system is inefficient in terms of the recovery of persons deprived of their liberty, which is justified by how the programs and conditions for resocialization are applied and offered. It is known that education is a right for all, but on the other hand, there are many barriers to this access. In prison, education is guaranteed by law, in addition to influencing the life and resocialization process of the convict. This research has the general objective of analyzing whether the ‘’Project interactive reading-reading habits as conditions for the remission of sentence of the prison unit for rehabilitation of the municipality of Codó-MA is fulfilling its objectives. Therefore, it is necessary to verify which literary activities are carried out in the Prison Resocialization Unit, to identify the challenges encountered by the pedagogical team in carrying out the reading project and to analyze the importance of the project for the inmates. For this study, we seek to understand how reading is approached in the national penitentiary system through dissertations, theses, books and periodicals, and articles related to the theme of reading projects for people deprived of their liberty. A bibliographical, exploratory, qualitative research is carried out, with interviews and a questionnaire with the professionals and students involved. Because of this, there is the progress of many inmates at the end of each literary work read, although some have many difficulties in writing. What imposes the verification that the project contributes to the change of routine, and behavior, in addition to the possibility of reducing the sentence, but it cannot be said that it achieves all the objectives proposed in the project, however, it rescues autonomy and aims at a future of more possibilities, finally, reading in the prison environment is one of the main means for building knowledge, in addition to providing the inmates with a fresh start in the face of a new mentality for the return to living in society. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/5934 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Humanas do Campus de Codó |
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