Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5937
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorALENCAR, Raíssa da Costa-
dc.date.accessioned2022-12-23T12:12:30Z-
dc.date.available2022-12-23T12:12:30Z-
dc.date.issued2019-06-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5937-
dc.descriptionThe present work aims to analyze special education within the horizon of inclusive education, characterizing the educational practices of the teachers of the. The interest in the theme came from an experience gained at the school in question, where the reality and challenges of working with students with special needs are perceptible. In order to do so, the methodology used to base the research was based on a bibliographical review, based on authors such as Alcântara (2013), Brazil (2008) and Stainback & Stainback (1999), for example, as well as field research at school. as a research tool the interviews script. Based on the problem, it is intended to list the challenges encountered in the context of inclusive education, working on inclusion in the classroom and accessibility in school facing the qualification of teachers. The aim is to understand the fundamental role of Inclusive Education in the school environment, as it aims to provide students with special needs, learning conditions conducive to the development of their potential and eliminate adversities, be they pedagogical or architectural.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo analisar a educação especial no horizonte da educação inclusiva, caracterizando as práticas educativas dos professores da Escola Municipal Professora Celi Cunha do Carmo, em Grajaú – MA. O interesse pelo tema partiu de uma experiência obtida na escola em questão, onde a realidade e os desafios de trabalhar junto aos alunos com necessidades especiais são perceptíveis. Para tanto, a metodologia utilizada para a fundamentação da pesquisa foi através de revisão bibliográfica, pautada em autores como Alcântara (2013), Brasil (2008) e Stainback & Stainback (1999), por exemplo, bem como pesquisa de campo na escola, tendo como instrumento de pesquisa o roteiro de entrevistas. Com base no problema constatado, pretende-se elencar os desafios encontrados no âmbito da educação inclusiva, trabalhando a inclusão na sala de aula e a acessibilidade na escola frente à qualificação dos professores. Com isso, busca-se entender o papel fundamental da Educação Inclusiva no âmbito escolar, pois ela visa proporcionar aos alunos com necessidades especiais, condições de aprendizagem propícias para o desenvolvimento de suas potencialidades e eliminar adversidades, sejam elas pedagógicas ou arquitetônicas.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEducação Inclusiva;pt_BR
dc.subjectEducação Especial;pt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectInclusive education;pt_BR
dc.subjectSpecial education;pt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO ESPECIAL NO HORIZONTE DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: as práticas educativas dos professores de uma escola municipal de Grajaú – MApt_BR
dc.title.alternativeSPECIAL EDUCATION ON THE HORIZON OF INCLUSIVE EDUCATION: educational practices of teachers of a municipal school in Grajaú - MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAÍSSA DA COSTA ALENCARvec.pdfTCC de Graduação11,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.