Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5962
Título: REGGAE: análise de discurso no Museu do Reggae em São Luís do Maranhão
Título(s) alternativo(s): REGGAE: discourse analysis at the Reggae Museum in São Luís do Maranhão
REGGAE: análisis del discurso en el Museo del Reggae de São Luís do Maranhão
Autor(es): TAVARES, Brian
Palavras-chave: Reggae;
Museu;
Discurso
Reggae;
Museo;
Discurso
Reggae;
Museum;
Speech
Data do documento: 19-Dez-2022
Editor: UFMA
Resumo: O presente trabalho tem como objetivos indicar e analisar discursos produzidos pelos agentes do Museu do Reggae. Analisa a bibliografia básica utilizada sobre o reggae na Jamaica e em São Luís do Maranhão. A metodologia utilizada é pós-estruturalista, quali-quantitativa, pela análise da bibliografia disponível sobre o reggae, quaisquer que sejam os posicionamentos do documento, pois a presença de diversos pontos de vista é utilizada para a análise da produção do discurso. Resulta na concepção do reggae na Jamaica, ligado ao Rastafarianismo e diretamente ligado aos movimentos sociais da segunda metade do século XX, bem como sua condição de cultura de massa. O reggae em São Luís surge para a população periférica e negra em um contexto de lazer em rádios e bailes, quando o foco da política cultural era uma identidade popular. Os agentes que trabalham no Museu do Reggae são produtores de discurso mais recente; conta com um acervo reprodutivo de radiolas, vinis, e indumentárias. Os objetivos museológicos, sua expografia e dispositivos são produtores de discursos.
Descrição: El presente trabajo tiene como objetivo señalar y analizar los discursos producidos por los agentes del Museu do Reggae. Analiza la bibliografía básica utilizada sobre el reggae en Jamaica y en São Luís do Maranhão. La metodología utilizada es posestructuralista, cuali-cuantitativa, mediante el análisis de la bibliografía disponible sobre el reggae, cualquiera que sea el posicionamiento del documento, ya que se utiliza la presencia de diferentes puntos de vista para el análisis de la producción discursiva. Da como resultado la concepción del reggae en Jamaica, ligada al rastafarianismo y ligada directamente a los movimientos sociales de la segunda mitad del siglo XX, así como su condición de cultura de masas. El reggae en São Luís aparece para la población negra y periférica en un contexto de ocio en radios y bailes, cuando el foco de la política cultural era una identidad popular. Los agentes que trabajan en el Museu do Reggae son productores del discurso más reciente; cuenta con una colección reproductiva de radiolas, vinilos e indumentaria. Los objetivos museológicos, su expografía y dispositivos son productores de discurso._____________The present work aims to indicate and analyze discourses produced by the agents of the Reggae Museum. It analyzes the basic bibliography used about reggae in Jamaica and in São Luís do Maranhão. The methodology used is post-structuralist, quali-quantitative, by analyzing the available bibliography about reggae, whatever the positions of the document, because the presence of several points of view is used for the analysis of the discourse production. It results in the conception of reggae in Jamaica, linked to Rastafarianism and directly connected to the social movements of the second half of the 20th century, as well as its condition of mass culture. Reggae in São Luís emerges for the peripheral and black population in a context of leisure on radios and dances, when the focus of cultural policy was a popular identity. The agents who work at the Reggae Museum are producers of a more recent discourse; it has a reproductive collection of radios, vinyls, and costumes. The museological objectives, its expography and devices are producers of discourses.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5962
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Artes Visuais do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRIAN TAVARES.pdfTCC de Graduação32,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.