Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5973
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOUZA, Marcelo Alex de-
dc.date.accessioned2023-01-06T14:26:38Z-
dc.date.available2023-01-06T14:26:38Z-
dc.date.issued2022-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/5973-
dc.descriptionThis study analyzes the Diagnostic Assessment as an instrument for building the teaching-learning process in Physical Education at school, highlighting the main contributions and instruments that influenced and built the present research, focusing mainly on the results found through the surveyed studies. The analysis covered the period from 2012 to 2022, of 12 Brazilian journals in the field of Physical Education classified in strata from A1 to B4 according to the WebQualis classification of the 2013- 2016 quadrennium. The results point to a low number of publications on the subject and to the need for more studies that follow how the evaluation processes are developed in the school routine, especially each teacher has their methods, instruments and evaluation criteria. It is concluded that the diagnostic evaluation process is very important for the student's development, because through the evaluation it is perceived that the students are building knowledge and not only the student who is evaluated, but also the teacher self-evaluates.pt_BR
dc.description.abstractEsse estudo analisa a Avaliação Diagnóstica como um instrumento da construção do processo de ensino-aprendizagem na Educação Física escolar, evidenciando as principais contribuições e instrumentos que incidiram e construíram a presente pesquisa, focando, principalmente, nos resultados encontrados através dos estudos levantados. A análise compreendeu o período de 2012 a 2022, de 12 revistas brasileiras da área da Educação Física classificadas nos estratos de A1 a B4 conforme a classificação WebQualis do quadriênio de 2013-2016. Os resultados apontam baixa quantidade de publicações de estudos sobre a temática e para a necessidade de mais estudos que acompanhem como se desenvolvem os processos de avaliação no cotidiano escolar, sobretudo cada professores tem seus métodos, instrumentos e critérios de avaliar. Conclui-se, que o processo de avaliação diagnóstica é muito importante para o desenvolvimento do aluno, pois através da avaliação percebe-se que os alunos estão construindo conhecimentos e não somente o aluno que é avaliado, como também o professor se autoavalia.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectAvaliação;pt_BR
dc.subjectAvaliação diagnóstica;pt_BR
dc.subjectEducação física;pt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEvaluation;pt_BR
dc.subjectDiagnostic evaluation;pt_BR
dc.subjectPE;pt_BR
dc.subjectteaching-learningpt_BR
dc.titleA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA COMO UM INSTRUMENTO NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLARpt_BR
dc.title.alternativeDIAGNOSTIC EVALUATION AS AN INSTRUMENT IN CONSTRUCTION OF THE TEACHING - LEARNING PROCESS IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATIONpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Educação Física do Campus de Pinheiro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcelo.Alex.de.Souza.pdfTCC de Graduação12,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.