Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5976
Título: AS PERCEPÇÕES DOS/AS ALUNOS/AS SOBRE A PARTICIPAÇÃO FEMININA NAS AULAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS NO MUNICÍPIO DE PINHEIRO/MA
Título(s) alternativo(s): THE STUDENTS' PERCEPTIONS ABOUT THE FEMALE PARTICIPATION IN PRACTICAL CLASSES OF PHYSICAL EDUCATION IN A SCHOOL OF EDUCATION FUNDAMENTAL FINAL YEARS IN THE MUNICIPALITY OF PINHEIRO/MA
Autor(es): FERREIRA, Fernanda Bernadeth Monteiro
Palavras-chave: Escola;
Educação Física;
Gênero;
Educação Básica
School;
Physical Education;
Genre;
Basic education
Data do documento: 30-Nov-2022
Editor: UFMA
Resumo: A escola como instituição democrática deve promover a participação, o respeito e o desenvolvimento dos/as alunos/as baseada em uma educação integral que proporcione aos indivíduos uma autonomia, permitindo um aprendizado nas diferentes áreas de ensino; os quais podem ser utilizados nos diversos espaços de socialização dos sujeitos pela propagação de conhecimentos e pela construção de relações sociais no ambiente escolar (CARBALLO, 2018). A proposta da Educação Física na escola permite assimilação e consciência acerca dos movimentos, discernimento da capacidade de autonomia e, ainda, a utilização da cultura corporal em todos os meios da sociedade em que o sujeito se insere. No entanto, a realidade muitas vezes observada é a desigualdade no acesso a esses conhecimentos, principalmente nas aulas práticas em que a sistematização dos conteúdos influencia a inclusão ou exclusão dos estudantes por gênero. O objetivo deste estudo é analisar a percepção dos/as alunos/as sobre a participação feminina nas aulas práticas de Educação Física nos anos finais do ensino fundamental em uma escola da zona urbana do município de Pinheiro-MA. Para isso, realizamos um levantamento bibliográfico com o objetivo de mapear preliminarmente como ocorrem estas discussões a partir das produções disponíveis nas bases de dados Periódicos CAPES e SCIELO entre 2011 e 2021, a partir dos descritores: educação física escolar e gênero, combinados entre si. A etapa de campo com a observação e a aplicação do questionário para os/as alunos/as ocorreu entre os meses de outubro e dezembro de 2021, em uma escola pública municipal de ensino fundamental em que participaram quatro turmas do 6º e 7º anos do turno vespertino, totalizando 70 alunos/as. Os resultados obtidos demonstram que existe uma prevalência da participação masculina nas aulas práticas de Educação Física, em relação à feminina. Os comportamentos de não participação das meninas podem ser constatados no decorrer das aulas em uma espécie de auto isolamento. Quando nos referimos às atividades praticadas pelas meninas, ginástica e dança apresentam grande destaque na percepção dos participantes. Cabe, portanto, ao professor/a estar atento para interferir nas possíveis exclusões que se apresentarem, assim como pensar em estratégias que reduzam as desigualdades existentes e desenvolva um planejamento participativo que propague conhecimentos que beneficiem os sujeitos.
Descrição: The school as a democratic institution must promote the participation, respect and development of students based on an integral education that provides individuals with autonomy, allowing learning in different areas of education; which can be used in the different spaces of socialization of subjects for the propagation of knowledge and for the construction of social relationships in the school environment (CARBALLO, 2018). The proposal of Physical Education at school allows for assimilation and awareness of movements, discernment of the capacity for autonomy and, also, the use of body culture in all environments of society in which the subject is inserted. However, the reality often observed is the inequality in access to this knowledge, especially in practical classes in which the systematization of content influences the inclusion or exclusion of students by gender. The objective of this study is to analyze the perception of students about female participation in practical Physical Education classes in the final years of elementary school in a school in the urban area of the municipality of Pinheiro MA. For this, we carried out a bibliographic survey in order to preliminarily map how these discussions occur from the productions available in the CAPES and SCIELO Periodicals databases between 2011 and 2021, based on the descriptors: school physical education and gender, combined with each other. The field stage with the observation and application of the questionnaire to the students took place between the months of October and December 2021, in a public elementary school in which four classes of the 6th and 7th grades of the shift participated. afternoon, totaling 70 students. The results obtained demonstrate that there is a prevalence of male participation in physical education practical classes, in relation to female participation. The girls' non-participation behaviors can be seen during the classes in a kind of self-isolation. When we refer to the activities practiced by the girls, gymnastics and dance stand out in the participants' perception. Therefore, it is up to the teacher to be attentive to interfere in the possible exclusions that arise, as well as to think of strategies that reduce existing inequalities and develop participatory planning that spreads knowledge that benefits the subject.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5976
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Educação Física do Campus de Pinheiro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda.Bernadeth.Monteiro.Ferreira.pdfTCC de Graduação24,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.