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Título: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: a prática pedagógica do professor nos anos finais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): SCHOOL PHYSICAL EDUCATION: the teacher's pedagogical practice in the years end of elementary school
Autor(es): SOARES, Wemerson Carlos Pereira
Palavras-chave: Prática;
Viabilidade Pedagógica;
Educação Física;
Currículo
Practice;
Pedagogical Feasibility;
Phiscal education
Data do documento: 30-Nov-2022
Editor: UFMA
Resumo: RESUMO - Este trabalho se propõe levantar discussões em torno das práticas pedagógicas no componente curricular Educação Física a partir de revisão sistemática de literaturas onde fez-se buscas por artigos que embasaram a construção deste trabalho, também, buscou-se analisar os documentos curriculares dos sistemas de ensino do Maranhão e de Pinheiro, denominados de Documento Curricular do Território Maranhense (DCTM), Documento Curricular do Município de Pinheiro (DCMP), e também, recortes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) especificamente nos aportes do Componente Educação Física. Com isso, se faz algumas reflexões acerca das viabilidades pedagógicas previstas para o cotidiano escolar, assim como, a respeito de dificuldades que docentes e alunos enfrentam no dia a dia da escola; ainda, se faz algumas proposições a respeito daquilo que considera-se viável para o aperfeiçoamento do professor e para a inclusão dos alunos nos aspectos teóricos das aulas de educação física, o que seria uma certa inversão à tão comum prática esportiva difundida na escola e culmina-se mostrando a necessidade de se trabalhar a Educação Física Escolar como possibilidade de mudança do velho paradigma que trata essas aulas como momento para a prática de futebol, mostrando-se, através de análise teórica que o ensino da referida disciplina curricular deve oportunizar a reflexão, o debate e a compreensão do corpo como mecanismos de transformação pessoal e inserção social.
Descrição: ABSTRACT - This work proposes to raise discussions around the pedagogical practices in the Physical Education curricular component from a systematic literature review where searches were made for articles that supported the construction of this work. from Maranhão and Pinheiro, called the Curricular Document of the Maranhense Territory (DCTM), the Curricular Document of the Municipality of Pinheiro (DCMP), and also, excerpts from the National Common Curricular Base (BNCC) specifically in the contributions of the Physical Education Component. With this, some reflections are made on the pedagogical viability foreseen for the school routine, as well as on the difficulties that teachers and students face in the daily life of the school; still, some propositions are made about what is considered viable for the improvement of the teacher and for the inclusion of students in the theoretical aspects of physical education classes, which would be a certain inversion to the so common sportive practice spread in the school and culminates showing the need to work on School Physical Education as a possibility of changing the old paradigm that treats these classes as a moment for soccer practice, showing, through theoretical analysis, that the teaching of that curricular discipline should provide opportunities for reflection , the debate and the understanding of the body as mechanisms of personal transformation and social insertion.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5980
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Educação Física do Campus de Pinheiro

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