Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/5981
Título: PRINCIPAIS MOTIVOS DA EVASÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO NARRATIVA
Título(s) alternativo(s): MAIN REASONS FOR LEAKAGE IN CLASSES PHYSICAL EDUCATION IN HIGH SCHOOL: A REVIEW NARRATIVE
Autor(es): RODRIGUES, Sara Gabriele Seda
Palavras-chave: Educação Física;
Ensino Médio;
Afastamento e Evasão escolar
Physical Education;
High School;
Absence and School Dropout
Data do documento: 1-Dez-2022
Editor: UFMA
Resumo: Este trabalho tem como objetivo, por meio de uma revisão da literatura, compreender na perspectiva do aluno, quais são os principais motivos da evasão dos alunos do Ensino Médio nas aulas de Educação Física. Para isso, foi feita uma seleção de estudos entre os anos de 2016 a 2021, por meio das bases de dados Google Scholar e Redalyc. Com base teórica, este estudo observou que, apesar de vários fatores serem apontados como causadores desse fenômeno, três deles foram citados com mais frequência entre os trabalhos: aulas no contraturno, falta de motivação ou preguiça, a aplicação repetitiva de conteúdos de ano para ano e a falta de sentido das aulas de Educação Física. Em quase todos os estudos analisados, a evasão esteve relacionada ao conteúdo e à falta de sentido dado às aulas de Educação Física pelos alunos do Ensino Médio, sendo este o principal motivo de se evadirem das aulas. Para uma resposta positiva e inclusiva à disciplina, procurando minorar a evasão nas aulas, pensou-se na diversificação dos conteúdos e metodologias a serem aplicadas pelo professor. Assim, para chegar a um conteúdo atrativo e inclusivo, o professor deve aplicar uma sondagem junto ao público discente, sobre suas afinidades com tais conteúdos, considerando que estes são os mais afetados e os relatores de tais motivos de evasão das aulas.
Descrição: This work aims, through a literature review, to understand from the student’s perspective, wath are the main reasons for the evasion of high school students in Physical Education classes. For this, a selection of studies was made between the years 2016 to 2021, through the Google Scholar and Redalyc databases. Based on a theoretical basis, this study observed that, although several factors were identified as causing this phenomenon, three of them were cited more frequently among the works: after-hours classes, lack of motivation or laziness, the repetitive application of contents from year to year and the lack of meaning of Physical Education classes. In almost all the studies analyzed, evasion was related to the contents and lack of meaning given to Physical Education classes by high school students, which was the main reason evading classes. For a positive and inclusive response to the discipline, seeking to reduce evasion in classes, we thought about the diversification of the contents and methodologies to be applied by the teacher. Thus, to arrive at attractive contents, the teacher must apply a survey to the student public, about their affinities with such contents, considering that they are the most affected and the repporteurs of such reasons for dropping out of classes.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5981
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Educação Física do Campus de Pinheiro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SARA GABRIELE SEDA RODRIGUES.pdfTCC de Graduação18,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.