Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/5985
Título: | Principal finalidade das lutas nas aulas de Educação Física: análise a partir do olhar discente |
Título(s) alternativo(s): | Main purpose of fights in physical education classes: analysis from the student's perspective |
Autor(es): | CABRAL, Jarvisson Allef Dias |
Palavras-chave: | artes marciais; desportos de combate; Educação Física; valores pessoais; cultura. Martial Arts; combat sports; physical education; personal Values; culture. |
Data do documento: | 18-Jul-2022 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | As Artes Marciais e Desportos de Combate (AM&DC) contextualizadas no ensino básico ainda sofrem distorções quanto a compreensão de sua finalidade na formação do aluno. Diante desta realidade, esta investigação objetivou analisar a percepção dos alunos no ensino secundário sobre a finalidade das AM&DC na Educação Física. Integraram à investigação 150 participantes distribuídos em 5 turmas. Os alunos responderam à pergunta antes e após a participação nas aulas AM&DC. As intervenções consistiram na aplicação de uma aula teórica seguida de prática, ambas com duração de 50 minutos. Foram ministrados conteúdos sobre modalidades com técnicas de agarre (Judô, Jiu-jitsu, Sumô, Huka-huka e Greco-Romana; de toque (Boxe, Capoeira, Muay-thai, Karatê e Taekwondo); e com instrumento, a Esgrima (Florete, Sabre e Espada), sendo abordadas duas modalidades de cada tipo de técnica para cada turma. Os dados coletados foram analisados segundo a Análise de Conteúdo de Bardin, e após a categorização e codificação das respostas, os dados foram inseridos no Software Statistical Package for the Social Science (SPSS) versão 24.0, IBM, 2016 para a análise estatística. Os resultados mostraram que, antes de participarem das aulas de AM&DC, a finalidade deste conteúdo na Educação Física servia para “aprender a se defender” (43,6%) “melhorar o condicionamento físico" (n=44; 29,3%), “vencer o oponente” (n=19; 18,6%), “aprender a atacar o inimigo” (n=7; 4,6%). Entretanto, ao final do estudo, prevaleceu a percepção de que as AM&DC tinham como propósito levar os alunos a “aprender novas culturas” (n=61; n=74; 40,6%), “formação (valores pessoais)” (48,8%). Podemos afirmar, neste cenário, que o efeito da implementação das AM&DC na Educação Física foi positivo no sentido de elucidar os participantes quanto aos objetivos e a relevância da temática para a formação cultural e ética dos alunos. |
Descrição: | The Martial Arts and Combat Sports (AM&DC) contextualized in basic education still suffer distortions regarding the understanding of its purpose in the formation of the student. Given this reality, this investigation aimed to analyze the perception of students in secondary education about the purpose of AM&DC in Physical Education. 150 participants were included in the investigation, distributed in 5 groups. Students answered the question before and after participating in AM&DC classes. The interventions consisted of the application of a theoretical class followed by practice, both lasting 50 minutes. Content was given on modalities with grappling techniques (Judo, Jiu-jitsu, Sumo, Huka-huka and Greco-Romana; touch (Boxing, Capoeira, Muay-thai, Karate and Taekwondo); and with an instrument, Fencing (Florete , Saber and Espada), with two modalities of each type of technique for each class being addressed. the Social Science (SPSS) version 24.0, IBM, 2016 for statistical analysis. The results showed that, before participating in AM&DC classes, the purpose of this content in Physical Education was to “learn to defend oneself” (43.6% ) “improve physical conditioning” (n=44; 29.3%), “beat the opponent” (n=19; 18.6%), “learn to attack the enemy” (n=7; 4.6% ). However, at the end of the study, the perception prevailed that the AM&DC had the purpose of leading students to “learn new cultures s" (n=61; n=74; 40.6%), “education (personal values)” (48.8%). We can say, in this scenario, that the effect of the implementation of AM&DC in Physical Education was positive in the sense of elucidating the participants regarding the objectives and the relevance of the theme for the cultural and ethical formation of the students. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/5985 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Educação Física do Campus de Pinheiro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JARVISSONALLEFDIASCABRAL.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 750,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.