Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/5986
Título: | Os lugares da memória: o monumento a Bequimão e a arte pública de São Luís |
Título(s) alternativo(s): | The places of memory: the Bequimão monument and the public art of São Luís |
Autor(es): | FONSECA, Laiane Da Silva |
Palavras-chave: | monumento; memória; Arte Pública; Manuel Beckman. monument; memory; Public Art; Manuel Beckman. |
Data do documento: | 20-Dez-2022 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO Esta pesquisa discute a Arte Pública, tendo como referência o Monumento e sua relação com a construção da Memória Coletiva da cidade a partir do Monumento a Bequimão, um obelisco do início do século XX, para descobrir quais análises nos possibilita esse monumento para que seja possível refletir criticamente a memória da cidade de São Luís. Dessa forma, este trabalho, por meio de metodologia qualitativa de caráter exploratório, bibliográfica e documental, busca, a partir do Monumento a Bequimão, compreender a relação dos monumentos artísticos da cidade com a produção da Memória Coletiva, a partir dos seguintes objetivos específicos: investigar sobre os monumentos artísticos da cidade e sua relação com a memória coletiva; analisar criticamente o monumento artístico Monumento a Bequimão a luz da História da Arte; e refletir sobre o sentido da Arte Pública na cidade contemporânea. Os resultados obtidos demonstram que a memória coletiva perpetuada pelos monumentos é formada não somente por momentos que existiram no passado como representam o conjunto das forças que operam na humanidade, evidenciados pela dinâmica que envolve o monumento desta pesquisa. Assim, podemos concluir que o exercício de análise crítica dessas peças se mostra imprescindível para olharmos para o movimento da História da Arte, reavaliando a formação da memória para a qual esses monumentos contribuem, sendo essa atividade muito importante tanto para os professores de Artes como os sujeitos de direito pertencentes a determinada sociedade. |
Descrição: | ABSTRACT This research discusses Public Art, having as reference the Monument and its relation with the construction of the Collective Memory of the city from the Monumento a Bequimão, an obelisk from the beginning of the 20th century, to discover which analyzes allow us this monument to make it possible Critically reflect the memory of the city of São Luís. In this way, this work, through a qualitative methodology of an exploratory, bibliographical and documental nature, seeks, from the Monumento a Bequimão, to understand the relationship of the city's artistic monuments with the production of Collective Memory, based on the following specific objectives: researcher on the city's artistic monuments and their relationship with collective memory; critically analyzes the artistic monument Monumento a Bequimão in the light of Art History; and reflect on the meaning of Public Art in the contemporary city. The results showed that the collective memory perpetuated by the monuments is formed not only by moments that existed in the past, but also represent the set of forces that operate in humanity, evidenced by the dynamics that surround the monument of this research. Therefore, we can conclude that the exercise of critical analysis of these pieces is accompanied by a look at the History of Art movement, reassessing the formation of memory for the quality of these instituted monuments, this activity being very important for both Arts teachers and students of right to belong to a particular society. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/5986 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Artes Visuais do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LAIANEDASILVAFONSECA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 3,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.