Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6005
Título: Percepção do estudante de medicina frente à relação médico-paciente
Título(s) alternativo(s): The perception of the medicine student regarding to the relation doctor-patient
Autor(es): SOUSA, Carine Medeiros de
Palavras-chave: relações médico-paciente;
assistência centrada no paciente;
assistência à saúde.
physician-patient relations;
patient-centered care;
delivery of health care.
Data do documento: 21-Jun-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Resumo: O artigo tem como objetivo avaliar a percepção da relação médico- paciente por estudantes de medicina da Universidade Federal do Maranhão no decorrer do curso. Trata-se de um estudo transversal, de abordagem quantitati- va, realizado entre outubro de 2017 a março de 2018, no qual foram aplicados dois questionários: Escala de Orientação do Paciente-Praticante (PPOS) e Questionário Sócio-Demográfico. A coleta de dados abrangeu 181 estudantes de uma escola de modelo pedagógico do Aprendizado Baseado em Problemas (ABP). Como resultado, as respostas da pesquisa apontaram um PPOS escore total de 4,34, significando atitudes mais centradas no médico e na doença; cuidado de 4,78, demonstrando que as expectativas, sentimentos e circunstâncias da vida do paciente interferem no processo de tratamento e, por último, poder de 3,90, que infere uma atitude mais focada no médico, considerando o ‘poder’ do médico para decidir a melhor conduta a ser tomada. A análise dos resultados permitiu observar divergências com a literatura, onde o modelo ABP, em vez de apresentar atitudes mais voltadas para o paciente, apresentou atitudes mais voltadas para o médico e/ou doença. Além da relação de período e gênero, não houve associação estatisticamente significante de nenhuma outra variável do questionário sócio-demográfico.
Descrição: Abstract: The article aim to evaluate the perception of the relation doctor- patient by medical students of the Federal University of Maranhão during the course. This is a cross-sectional, quantitative approach, carried out between October 2017 to March 2018, in which two questionnaires were applied: Patient-Practitioner Orientation Scale (PPOS) and Sociodemographic Questionnaire. The data collection included 181 students from a pedagogical model school of the Problem Based Learning (PBL). As a result, survey responses pointed to a PPOS total score of 4.34, meaning more doctor and disease centered attitudes; care of 4.78, demonstrating that the expectations, feelings and circumstances of the patient's life interfere with the treatment process, and, finally, power of 3.90, which infers a more focused attitude on the doctor, considering the ‘power’ of the doctor to decide the best behavior to be taken. The analysis of the results allowed to observe divergences with the literature, where the PBL model, instead of presenting attitudes more oriented to the patient, presented attitudes more oriented to the doctor and/or disease. Besides the relation of period and gender, there was no statistically significant association of any other variable in the sociodemographic questionnaire.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6005
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Medicina do Campus de Imperatiz

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