Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6005
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dc.contributor.authorSOUSA, Carine Medeiros de-
dc.date.accessioned2023-01-17T15:34:31Z-
dc.date.available2023-01-17T15:34:31Z-
dc.date.issued2018-06-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6005-
dc.descriptionAbstract: The article aim to evaluate the perception of the relation doctor- patient by medical students of the Federal University of Maranhão during the course. This is a cross-sectional, quantitative approach, carried out between October 2017 to March 2018, in which two questionnaires were applied: Patient-Practitioner Orientation Scale (PPOS) and Sociodemographic Questionnaire. The data collection included 181 students from a pedagogical model school of the Problem Based Learning (PBL). As a result, survey responses pointed to a PPOS total score of 4.34, meaning more doctor and disease centered attitudes; care of 4.78, demonstrating that the expectations, feelings and circumstances of the patient's life interfere with the treatment process, and, finally, power of 3.90, which infers a more focused attitude on the doctor, considering the ‘power’ of the doctor to decide the best behavior to be taken. The analysis of the results allowed to observe divergences with the literature, where the PBL model, instead of presenting attitudes more oriented to the patient, presented attitudes more oriented to the doctor and/or disease. Besides the relation of period and gender, there was no statistically significant association of any other variable in the sociodemographic questionnaire.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O artigo tem como objetivo avaliar a percepção da relação médico- paciente por estudantes de medicina da Universidade Federal do Maranhão no decorrer do curso. Trata-se de um estudo transversal, de abordagem quantitati- va, realizado entre outubro de 2017 a março de 2018, no qual foram aplicados dois questionários: Escala de Orientação do Paciente-Praticante (PPOS) e Questionário Sócio-Demográfico. A coleta de dados abrangeu 181 estudantes de uma escola de modelo pedagógico do Aprendizado Baseado em Problemas (ABP). Como resultado, as respostas da pesquisa apontaram um PPOS escore total de 4,34, significando atitudes mais centradas no médico e na doença; cuidado de 4,78, demonstrando que as expectativas, sentimentos e circunstâncias da vida do paciente interferem no processo de tratamento e, por último, poder de 3,90, que infere uma atitude mais focada no médico, considerando o ‘poder’ do médico para decidir a melhor conduta a ser tomada. A análise dos resultados permitiu observar divergências com a literatura, onde o modelo ABP, em vez de apresentar atitudes mais voltadas para o paciente, apresentou atitudes mais voltadas para o médico e/ou doença. Além da relação de período e gênero, não houve associação estatisticamente significante de nenhuma outra variável do questionário sócio-demográfico.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectrelações médico-paciente;pt_BR
dc.subjectassistência centrada no paciente;pt_BR
dc.subjectassistência à saúde.pt_BR
dc.subjectphysician-patient relations;pt_BR
dc.subjectpatient-centered care;pt_BR
dc.subjectdelivery of health care.pt_BR
dc.titlePercepção do estudante de medicina frente à relação médico-pacientept_BR
dc.title.alternativeThe perception of the medicine student regarding to the relation doctor-patientpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Medicina do Campus de Imperatiz

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