Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/6015
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCASTRO, Leonardo De Campos-
dc.date.accessioned2023-01-17T16:42:47Z-
dc.date.available2023-01-17T16:42:47Z-
dc.date.issued2018-06-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/6015-
dc.descriptionAbstract Introduccion: Generalized anxiety disorder is defined by the presence of excessive concern about somatic symptoms, which has a significant deleterious factor in the quality of life of the affected person. The population that compose the pre-university courses has, due to the various intrinsic and extrinsic factors, a favorable environment for the appearance of anxious symptoms, fact that prejudice their quality of learning during this academic phase. Methods: We interviewed 143 people who answered the Beck Anxiety Inventory, a self-administered scale that evaluates the degree of anxiety in four ranges, ranging from minimal to severe. All the participants were interested in the graduation in Medicine, previously informed. Results: From 143 participants, 94 were female and 49 were male. Women had higher anxiety scores than men. The main symptoms reported were nervousness and fear of the worst happening. Discussion: In general, the population evaluated was more favorable to the appearance of anxiety symptoms. When comparing male and female, it is observed that women have a more serious involvement, a fact that collaborates with other literatures, and can be explained by several factors, such as the female hormonal cycle. The most reported symptoms are closely related to the fear of failure, present during this phase. Conclusion: The population of pre- university courses has a proximal relationship with anxiety disorder, and focus should be given to their quality of life, proposing active search and treatment, avoiding deleterious changes at the psychosocial level.pt_BR
dc.description.abstractResumo Introdução: O transtorno de ansiedade generalizada se define pela presença da preocupação excessiva associada a sintomas somáticos, os quais tem fator deletério importante na qualidade de vida da pessoa acometida. A população que compõe os cursos pré-vestibular possui, devido aos diversos fatores intrínsecos e extrínsecos, um ambiente favorável para o surgimento de sintomas ansiosos, fato que prejudica sua qualidade de ensino durante essa fase acadêmica. Metodologia: Foram entrevistadas 143 pessoas, as quais responderam o Inventário de Ansiedade de Beck, escala autoaplicável que avalia o grau de ansiedade em quatro faixas, que variam de mínima à grave. Todos os participantes têm interesse pela graduação em Medicina, previamente informada. Resultados: Dos 143 participantes, 94 eram do sexo feminino e 49 do sexo masculino. As mulheres obtiveram índices de ansiedade mais elevados que os homens. Os principais sintomas relatados foram o nervosismo e o medo de que aconteça o pior. Discussão: Em avaliação geral, a população avaliada mostrou-se mais propícia ao aparecimento dos sintomas de ansiedade. Quando se compara sexo masculino e feminino, observa-se que as mulheres possuem um acometimento mais grave, fato que colabora com outras literaturas, e que pode ser explicado por diversos fatores, como o ciclo hormonal feminino. Os sintomas mais relatados têm relação próxima com o medo do fracasso, presente durante essa fase. Conclusão: A população dos cursos pré-vestibular tem relação proximal com o transtorno de ansiedade, e enfoque deve ser dada a sua qualidade de vida, propondo busca ativa e tratamento, evitando alterações deletérias a nível psicossocial.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectansiedade;pt_BR
dc.subjectsaúde mental;pt_BR
dc.subjectestudantes.pt_BR
dc.subjectanxiety;pt_BR
dc.subjectmental health;pt_BR
dc.subjectstudents.pt_BR
dc.titleAnsiedade em estudantes de centro preparatório para a graduação em medicinapt_BR
dc.title.alternativeAnxiety in Students of Preparatory Center for Graduation in Medicinept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Medicina do Campus de Imperatiz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEONARDODECAMPOSCASTRO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso884,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.