Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/6022
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | ALBUQUERQUE, Luis Guilherme Mello | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-17T17:57:21Z | - |
dc.date.available | 2023-01-17T17:57:21Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-04 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/6022 | - |
dc.description | Abstract Objective: To analyze, throughout the course, a satisfaction with the academic experience among medical students at the Federal University of Maranhão. Methodology: This is a cross-sectional and descriptive study, with quantitative approach, conducted with 181 students, from June 2018 to November 2018; by applying two questionnaires: Academic Experience Satisfaction Scale (ESEA) and socio demographic Questionnaire. Results: The survey responses indicated a “course satisfaction” of 3.53 - students neither dissatisfied nor satisfied with personal involvement and performance performed; “Development Opportunity” 3.07 - students neither dissatisfied nor satisfied with personal development opportunities and lastly; “Satisfaction with institution” of 3.09 - students neither dissatisfied nor satisfied with the university structure. Conclusion: The analysis of the results allowed to observe convergences with the literature, where the students showed neither dissatisfied nor satisfied with the performance and personal development and with the university structure, and in almost all studies analyzed, showing the opportunity of development with a lower satisfaction. This result suggests a possibility of investing in these aspects to effect a better experience in the students formation. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo Objetivo: Avaliar, ao longo do curso, a satisfação com a experiência acadêmica entre estudantes de medicina da Universidade Federal do Maranhão. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal e descritivo, com abordagem quantitativa, realizado com 181 discentes, durante o período de junho de 2018 a novembro de 2018; por meio da aplicação de dois questionários: Escala de Satisfação com a Experiência Acadêmica (ESEA) e Questionário sócio demográfico. Resultados: As respostas da pesquisa apontaram uma “satisfação com o curso” de 3,53 – alunos nem insatisfeitos/nem satisfeitos com o envolvimento pessoal e desempenho obtido; “oportunidade de desenvolvimento” de 3,07 – alunos nem insatisfeitos/nem satisfeitos com as oportunidades de desenvolvimento pessoal e, por último; “satisfação com a instituição” de 3,09 – alunos nem insatisfeitos/nem satisfeitos com a estrutura da universidade. Conclusão: A análise dos resultados permitiu observar convergências com a literatura, onde os estudantes se apresentam nem insatisfeitos/nem satisfeitos com o envolvimento e desenvolvimento pessoal e com a estrutura da universidade, e em quase totalidade dos trabalhos analisados, apresentam a dimensão oportunidade de desenvolvimento com a menor satisfação. Esse resultado sugere uma possibilidade de investimento nestes aspectos para efetivar uma melhor experiência na formação dos estudantes. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | satisfação pessoal; | pt_BR |
dc.subject | medicina; | pt_BR |
dc.subject | Instituições acadêmicas; | pt_BR |
dc.subject | personal satisfaction; | pt_BR |
dc.subject | medicine; | pt_BR |
dc.subject | schools. | pt_BR |
dc.title | Satisfação com a experiência acadêmica entre estudantes de medicina | pt_BR |
dc.title.alternative | Satisfaction with academic experience between students of medicine | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Medicina do Campus de Imperatiz |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUISGUILHERMEMELLOALBUQUERQUE.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 394,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.