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Título: AÇÕES DE SAÚDE DA CRIANÇA EM VERSOS E PROSAS: uma investigação baseada nas artes
Título(s) alternativo(s): CHILD HEALTH ACTIONS IN VERSES AND PROSAS: a arts-based research
Autor(es): FRANÇA JUNIOR, Sebastião Carlos Silva de
Palavras-chave: Enfermagem;
Saúde da Criança;
Música;
Arte
Nursing;
Child Health;
Music;
Art
Data do documento: 8-Nov-2019
Editor: UFMA
Resumo: Introdução: A Política Nacional de Atenção Integral a Saúde da Criança – PNAISC tem por objetivo promover e proteger a saúde da criança e o aleitamento materno, mediante a atenção e cuidados integrais e integrados da gestação aos nove anos de vida com especial atenção à primeira infância e populações de maior vulnerabilidade com vistas a redução da morbimortalidade e a promoção de um ambiente facilitador à vida. Estrutura-se em sete eixos cada um com ações específicas e, para sua implementação, é necessário ampla difusão entre profissionais e alunos da área da saúde. Entretanto, discutir as políticas de saúde no ambiente de formação acadêmica parece ser desinteressante e desmotivador e, por vezes com baixo rendimento. Cabe ao professor desenvolver estratégias capazes de tornar o ambiente da sala de aula agradável, descontraído e divertido, auxiliador na aprendizagem e no ensino do conteúdo e que façam sentido aos alunos. Portanto, a música pode ser importante alternativa para estreitar o diálogo entre alunos, professores e o conhecimento científico. Objetivo: Expressar, apoiada na música, as ações da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde da Criança a partir da mediação da Investigação Baseada nas Artes. Metodologia: trata-se de pesquisa apoiada na Investigação Baseada nas Artes, de caráter qualitativo e foi estruturada em três etapas. Na primeira, foi realizada exploração do conteúdo da PNAISC a partir da sua estrutura em termos de Eixos, estratégias e ações. Na segunda etapa, as ações de atenção integral a saúde da criança, foram relacionadas individualmente e contextualizadas a partir de protocolos e políticas definidas pelo Ministério da Saúde. Na terceira etapa foi utilizada a Investigação Baseada nas Artes para construção de músicas e toadas expressando as ações de atenção integral a saúde da criança. Resultados: Foram produzidas nove composições abordando cada eixo ou temática de forma individualizada. Utilizou-se o recurso de ritmos brasileiros como samba, xote e frevo e os característicos do Estado do Maranhão como o reggae e o tradicional Bumba Meu Boi. Foram construídas as seguintes produções: Humaniza meu nascer; Branco a cor da nutrição; Proteja meu crescimento e desenvolvimento; Cuidando do futuro da nossa nação; Proteja e preserve a inocência; Saúde e inclusão; Proteja a Vida; Direitos ao Nascer e Primeira Infância. Conclusão: A metodologia proposta configurou-se como excelente forma de assimilação do conteúdo expresso na PNAISC. Desenvolvê-la mostrou que a inovação em sala de aula se faz necessária para romper com o monótono e tradicional, e, que a música e a arte são metodologias inovadoras e eficazes no aprendizado do aluno e na educação em saúde.
Descrição: Introduction: The National Policy of Integral Care to Children's Health - NPICCH aims to promote and protect the child's health and breastfeeding, upon the attention and integral and integrated care of pregnancy to nine years of life, with particular attention to early childhood and populations of greater vulnerability with a view to reducing morbidity and mortality and the promotion of an environment facilitator to life. It is structured in seven axes each with specific actions, and for its implementation, it is necessary to wide dissemination among professionals and students in the area of health. However, discussing the health policies in the environment of academic training seems to be uninteresting and demotivating, and sometimes with low income. It is up to the teacher to develop strategies capable of making the classroom environment pleasant, relaxed and fun, Helpeth in the learning and teaching of the content and that make sense to students. Therefore, the music can be important alternative to strengthen the dialog between students, teachers and the scientific knowledge. Objective: Express, supported in music, the actions of the National Policy of Integral Care to Children's Health from the mediation of research based on the gears. Methodology: This research was supported in Scientific Inquiry based on the arts of a qualitative nature and was structured in three steps. At first, it was performed exploration of the contents of NPICCH from its structure in terms of priorities, strategies and actions. In the second step, the actions of integral care to children's health, were related individually and contextualized from protocols and policies defined by the Ministry of Health. In the third step was used to research based in the arts for construction of songs and toadas expressing the actions of integral care to children's health. Results: There were produced nine compositions addressing each axle or thematic individually. We used the appeal of Brazilian rhythms like samba and frevo, xote and the characteristic of the state of Maranhão as reggae and traditional Bumba Meu Boi. Were built the following productions: Humanizes my birth; White the color of nutrition; Protect my growth and development; Caring for the future of our nation; Protect and preserve the innocence; Health and inclusion; Protect the lives, rights to the birth and infancy. Conclusion: The proposed methodology has configured itself as a great way to assimilate the content expressed in the NPICCH. Develop it showed that innovation in the classroom is necessary to break with the monotonous and traditional, and that music and art are innovative methodologies and effective in student learning and in health education.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/6031
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Enfermagem do Campus do Bacanga

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